Escolas da rede municipal de Volta Redonda comemoram Dia da Matemática

Unidades da SME e da Fevre promoveram oficinas com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

by Agatha Amorim

Foto: divulgação/PMVR

Volta Redonda – Escolas da rede municipal de ensino de Volta Redonda realizaram nesta segunda-feira (6), diversas ações comemorativas ao Dia da Matemática no Brasil, celebrado anualmente em 6 de maio. Com propostas diferenciadas, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram de oficinas, nas quais o objetivo foi mostrar aos estudantes que a matemática está presente no cotidiano de cada um e pode ser trabalhada de forma lúdica e atrativa.

“Para muitos estudantes o ensino da matemática é considerado algo de extrema dificuldade, além de causar medo e insegurança. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem realizado ações para desmistificar a matemática, mostrando a sua importância no nosso dia a dia. Uma dessas foi a inclusão do dia 6 de maio no calendário letivo”, explicou a implementadora de Matemática da Rede Municipal de Ensino, Ellen Bortolazzo de Barros, que atende unidades da SME e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

De acordo com a implementadora, foram sugeridas às escolas diversos tipos de oficinas: Kahoot e Gamificação (utilização da plataforma com jogos e quizzes interativos); jogos de tabuleiro; jogos africanos; dominó matemático; origami (dobraduras de papel); mandalas; tangram (quebra-cabeça chinês); bingo matemático; trilha matemática (tabuleiro e dados confeccionados pelos estudantes); construção de sólidos geométricos; cozinha experimental; e confecção de pipas.

Na Escola Municipal José Juarez Antunes, no bairro São Luiz, os alunos participaram de oficinas como a de Libras (Língua Brasileira de Sinais), jogos de tabuleiro, construção de pipas e culinária. A professora Marta Couto de Paiva, mãe do aluno Marcus, que estuda no 7º Ano do Ensino Fundamental, contribuiu com a oficina de culinária e falou sobre a importância desse tipo de ação.

“Achei extraordinária a oportunidade de mostrarmos a matemática na prática, no dia a dia, como é importante a matemática sair do caderno e do quadro da sala de aula, porque ela está presente em todos os momentos, inclusive na receita. Trazendo o conteúdo para a realidade deles. Achei incrível que eles respondiam tudo. É muito bom quando a matemática, a escola é integrada à realidade das crianças. É muito gratificante participar”, disse Marta.

Os estudantes também se animaram com a oficina de pipas, na qual tiveram a oportunidade de, além de aprender a fazer as pipas, adquirir conhecimento sobre a história e criação do objeto, e aprenderam conceitos matemáticos, com perguntas relacionadas a conceitos geométricos.

“Achei muito maneiro a matemática envolvida nas pipas, e aprendi muito na oficina de hoje”, contou Guilherme de Almeida Simão, aluno do 8º ano na Escola Juarez Antunes.

Foto: divulgação/PMVR

Oficinas também beneficiaram alunos da Educação Infantil

Na Creche Municipal Ayrton Senna, na Vila Santa Cecília, as crianças participaram de atividades como boliche, brincadeiras com luz e sombras, tapete sensorial, empilhamento de caixas, novidade embrulhada, diversos tipos de encaixe, ordenamento e seriação de materiais, e balança trabalhando diferentes pesos.

A programação contou ainda com as crianças fazendo uma receita junto com a professora, permitindo trabalhar com os alunos uma variedade de conceitos matemáticos, como: números e contagem (contar os ingredientes necessários, como ovos, colheres de açúcar, etc.); medição (introduzir noções de medidas como xícaras, colheres de chá, gramas, etc.); sequenciamento (mostrar a ordem correta dos passos na receita, como misturar antes de assar); frações (dividir ingredientes pela metade ou em partes iguais); classificação e padrões (agrupar ingredientes semelhantes, como todos os secos juntos).

A diretora da creche, Salete Avelino, explica que essas atividades proporcionam às crianças experiências práticas e significativas com conceitos matemáticos, enquanto também desenvolvem habilidades motoras finas e sociais.

“Na Educação Infantil, a Matemática é trabalhada através do Campo de Experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações, que acontece no cotidiano escolar a partir das vivências das crianças em diversos contextos. Não envolvem somente a contagem de números, mas também busca principalmente resolver situações-problema, construir, empilhar, agrupar, seriar e sequenciar, explorar espaços, manipular objetos, observar e descrever características, ter noção de conservação, relações de transformação, medidas, atributos, entre outros que permitem às crianças a explorar, conhecer e utilizar a linguagem matemática em sua vida prática”, afirmou a diretora.

Para o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, é fundamental integrar a prática e a teoria com atividades que estimulem os estudantes ao aprendizado.

“É importante trabalhar o ensino associado à realidade dos alunos, ao cotidiano ao qual eles vivem. Isso desperta o interesse pelo conhecimento. Essas atividades contribuem para que o aprendizado seja o melhor possível e, por isso, a secretaria decidiu implementar no calendário letivo. E que mais projetos como esse sejam desenvolvidos para beneficiar ainda mais os estudantes da rede”, afirmou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.

Foto: divulgação/PMVR

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