Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta logo mais na Igreja Matriz de São Sebastião

by Diário do Vale

Barra Mansa – Em tempos de Olimpíadas, Paralimpíadas e o resgate da identidade nacional, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta a seu público uma face rica da música brasileira: as composições orquestrais nacionais. Com o nome “Música Brasileira é Tudo de Bom”, o sétimo concerto da temporada oficial da OSBM apresenta clássicos e novidades de composições originalmente brasileiras.

O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, nesta terça-feira, dia 13, às 20h, com entrada gratuita. Para o concerto, a OSBM convida a violonista Maria Haro e juntos estreiam a versão orquestral do concerto para violão “Os Campos” de Artur Verocai.

Regida pelo maestro Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza uma verdadeira homenagem à música orquestral brasileira. E nesta noite tão brasileira não poderia faltar o mais famoso representante da criação orquestral nacional, Villa Lobos. A vasta obra do compositor é representada no concerto por “Bachianas nº 2”. Interpretando a versão completa da obra do mestre, a OSBM faz uma viagem ao interior do Brasil, através da música.

Outro importante representante da música brasileira que a OSBM traz para o concerto é o maestro José Siqueira. A força e luta típicas do povo nordestino, que diz tanto sobre o Brasil, estão presentes fortemente no Concerto para Orquestra, composta pelo maestro. A obra prima de José Siqueira abre o concerto e emociona a todos diante de uma identificação comandada pelos ritmos influenciados pelo povo nordestino.

Além de clássicos, o concerto “Música Brasileira é Tudo de Bom” também apresenta uma estreia. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tem a honra de estrear a versão orquestral do Concerto para Violão “Os Campos”, de Artur Verocai. O compositor escreveu “Os Campos” a pedido da violonista Maria Haro, solista convidada da noite. Verocai escreve em uma linguagem que combina de forma sutil o melhor das tradições brasileiras da música popular com a elegância da escrita erudita. Verocai é um dos artistas cults mais valorizados do país e realizar a estreia mundial de uma obra sua, valoriza ainda mais o trabalho da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A violonista Maria Haro, apesar de uruguaia, tornou-se uma especialista em música brasileira. Naturalizada brasileira, aqui se formou musicista, com bacharelado em música pela UniRio, onde estudou com Turíbio Santos e Mestrado em Música na UFRJ, com a tese “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro”. Em recente declaração Turíbio Santos afirmou que “Maria Haro é brilhante concertista, de rica personalidade artística e musicista de primeira linha”.

 

Serviço

O concerto ‘Música Brasileira é Tudo de Bom’ será hoje, dia 13, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro de Barra Mansa. A participação do público é gratuita.

 

 

Homenagem: OSBM convida a violonista Maria Haro para estrearem a versão orquestral do concerto para violão ‘Os Campos’ (Foto: Divulgação)

Homenagem: OSBM convida a violonista Maria Haro para estrearem a versão orquestral do concerto para violão ‘Os Campos’ (Foto: Divulgação)

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996