Vereadores se mobilizam pela abertura da Clínica de Hemodiálise em Volta Redonda

by Paulo Moreira
Pronta: Clínica de hemodiálise depende apenas de providências burocráticas para funcionar (Foto: Paulo Dimas)

Pronta: Clínica de hemodiálise depende apenas de providências burocráticas para funcionar
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – O vereador Rodrigo Furtado (PTC) se juntou aos colegas de plenário Edson Quinto (PR), Paulo Conrado (PRTB) e Sidney Dinho (PEN) na mobilização para acelerar a abertura da clínica de hemodiálise que está pronta para começar a operar do Retiro. O espaço só precisa de liberação por parte dos órgãos estaduais (Vigilância Sanitária) e federais (credenciamento junto ao Ministério da Saúde). Os trâmites para a autorização já estão adiantados.

Furtado afirmou que considera importante para o desenvolvimento da cidade manter contato com os deputados estaduais e federais, externando as demandas municipais.

Rodrigo ressaltou que uma das suas maiores preocupações é com os pacientes que precisam ser submetidos à diálise, completando que muitos têm que ir para outras cidades, por vezes distantes, para realizar o tratamento.

– É um tratamento extremamente desgastante para o paciente, que às vezes já se encontra debilitado e fragilizado. Imagina agora ter que viajar quilômetros para ser atendido, mesmo tendo uma clínica praticamente pronta em nossa cidade. As sessões podem chegar a durar até quatro horas. Nossa clínica possui 40 máquinas de diálise, distribuídas em uma estrutura de primeiro mundo. Unindo nossas forças, e buscando apoio, podemos lutar para que o funcionamento deste empreendimento seja iniciado o mais breve possível – frisou.

Com a entrada em operação da clínica, que tem capacidade para atender 200 pacientes por dia, Rodrigo salientou que cerca de 100 pacientes renais de Volta Redonda deixarão de viajar para municípios como Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Angra dos Reis e Paracambi, para realizar a hemodiálise. O vereador ainda completou que, no total, 167 pacientes fazem tratamento por hemodiálise em Volta Redonda.

– Com a inauguração da clínica, pacientes de outras cidades do entorno também passarão a ser atendidos, já que há carência de clínicas de hemodiálise na região. Será uma vitória para o nosso município, pois vamos beneficiar e atender com qualidade diversas pessoas. Vamos continuar trabalhando para que estas palavras virem realidade brevemente – concluiu.

Outros pedidos

Em março deste ano, o vereador Edson Quinto (PR) protocolou um pedido para que a Câmara Municipal de Volta Redonda peça ao prefeito Samuca Silva (PV), à Superintendência da Vigilância Sanitária do Estado do Rio, à Secretaria de Insumos do Ministério da Saúde e ao deputado federal Deley de Oliveira (PTB) que tomem providências no sentido de liberar o início do funcionamento da Clínica de Hemodiálise do bairro Retiro.

Em 7 de junho, o vereador Paulo Conrado (PRTB) começou uma mobilização na Câmara Municipal de Volta Redonda para que o município encontre uma solução para a aplicação de sessões de hemodiálise nos voltarredondenses. Paulo teve o apoio dos vereadores Edson Quinto (PR), José Augusto (PDT) e Paulinho do Raio-X (PMDB) ao se manifestar. Depois de um debate sobre o assunto, em que todos os vereadores se solidarizaram com a necessidade levantada por Conrado, eles decidiram que a Comissão de Saúde da Câmara Municipal vai se encontrar com o prefeito Samuca Silva (PV) para pedir a ele que se empenhe em encontrar uma solução para o problema.

Em 12 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Sidney Dinho (PEN), autor do projeto de lei que deu origem à clínica, informou que esteve com a então secretária municipal de Saúde, Márcia Cury e que ela informou que algumas exigências feitas pela secretaria estadual de Saúde para finalizar o convênio entre o município e a clínica foram cumpridas, o que deve acelerar o credenciamento da unidade de saúde.

You may also like

14 comments

Caesar 10 de outubro de 2017, 01:19h - 01:19

A população deveria se mobilizar para ajudar o poder público. Muitos só sabem reclamar e nada fazer. Está na hora de assumir responsabilidades. Parabéns ao Vereador Rodrigo Furtado pelos projetos apresentados e pela conduta ilibada que tem conduzido sua vereanca. Reabertura do Santa Margarida depende de autorização judicial pelas dívidas deixadas.

JOAO PAULO GOMES 9 de outubro de 2017, 10:55h - 10:55

Não é possivel que Paracambi, Vassouras, Valença e B.Pirai tenham tratamento para hemodialise e Volta Redonda ainda nao. Se somar a Arrecadação de todas cidades acima, nao chega a 60% da arrecadação de V.R.

José 9 de outubro de 2017, 09:06h - 09:06

Esta Clínica é PRIVADO e isso não foi citado na reportagem acima. Dando a entender o contrário de se tratar de clinica pública.

VAI VENDO 10 de outubro de 2017, 08:05h - 08:05

Talvez seja por ser PRIVADO é que está dificultando a liberação de dinheiro público.

Luis quinto 7 de outubro de 2017, 16:27h - 16:27

Parabéns vereadores, muito relevante a iniciativa…

Putin 7 de outubro de 2017, 15:05h - 15:05

Uma causa justa.
Vamos torcer que os vereadores consigam exito!!!
A fé remove montanhas e fora da caridade e ajuda ao proximo nao ha salvação.

Omar 7 de outubro de 2017, 12:11h - 12:11

Eita Brasil, deitado eternamente em berço esplêndido..

Juquinha 7 de outubro de 2017, 11:21h - 11:21

Esses vereadores, que raramente fazem algo produtivo, às vezes chamam a imprensa e inventam que estão fazendo algo pela saúde pública. Não se enganem, podem considerar essa notícia como mais uma mentira deslavada desses politiqueiros.

Observa 7 de outubro de 2017, 10:33h - 10:33

E o hospital Santa Margarida ? Apesar de ser particular a PMVR pode interceder e negociar de alguma forma para que o grande prédio naquela área nobre volte a ser um hospital ou mesmo uma escola, creche ou escritórios.

VAI VENDO 7 de outubro de 2017, 10:05h - 10:05

TOTALMENTE fora da realidade esses vereadores.

Ora fazem o trabalho do presidente da associação de moradores, ora fazem o trabalho do prefeito, ora fazem o trabalho dos secretários. Sinceramente estamos mal pra caramba com esses 21 vereadores.

Para resolver isto rapidamente é só chamar o secretário de saúde para explicações de suas responsabilidades. Caso não convença , então pede o afastamento dele.

Eu já tinha adiantado aqui desde a nomeação do secretário de saúde por saber que é um veterinário.

Mais uma prova que tanto o secretário quanto os vereadores NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

Mas os eleitores elegem qualquer candidato para os cargos públicos só pode dar nisso: ineficiência e mais ineficiência fora as tragédias na Administração Pública.

Maniac 7 de outubro de 2017, 07:28h - 07:28

Realmente é absurdo o deslocamento desses pacientes gravemente enfermos para outras cidades, sem contar com aqueles que encontram-se internados nos hospitais do município aguardando vagas externas para receberem alta, às vezes por meses, período no qual muitos desenvolvem infeções hospitalares e morrem! São verdadeiros prisioneiros, estão encarcerados nos hospitais e com as infecções já mencionadas tem sua pena de morte decretada pelo Estado… seu crime? Acreditarem no sistema político brasileiro. Se o povo brasileiro não fosse tão alienado, passivo e desinformado, essa situação já teria tomado contornos mais graves!

Roberto 7 de outubro de 2017, 07:06h - 07:06

E são de V. Redonda dois deputados estaduais, Gotardo e Albertassi, que têm a obrigação de ajudar junto à vigilância sanitária estadual e um deputado federal (Deley), que pode pedir para acelerar o processo no Ministério da Saúde.

Juquinha 7 de outubro de 2017, 11:27h - 11:27

Quem ? Esses três indivíduos só conseguem olhar para seus umbigos. São parasitas que estão ligados à exploração do que é concedido pelo poder público.

Manoel 6 de outubro de 2017, 22:59h - 22:59

VERGONHA
Passados 9 meses e nenhuma ação foi feita para a abertura dessa clínica.
Precisamos de vereadores comprometidos.
Duvido que tem algum parente precisando desse atendimento.
Pela redução pela metade do repasse da Prefeitura para esses Vereadores,
3% por ano está de bom tamanho.
Vão trabalhar.
Para que fazer reforma na Câmara ?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996