segunda-feira, 25 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Furtos e assaltos assustam moradores de ruas do Centro

Furtos e assaltos assustam moradores de ruas do Centro

Matéria publicada em 17 de fevereiro de 2018, 16:30 horas

 


Antes consideradas áreas tranquilas, ruas Santos Dumont e Jorge Lóssio têm sofrido com o clima de insegurança

Barra Mansa – Moradores das ruas Jorge Lóssio e Santos Dumont, no Centro de Barra Mansa, estão preocupados com a cada frequente onda de furtos a residência e assaltos a pedestres. Considerada uma área tranquila, próxima a Santa Casa de Misericórdia e ao prédio da prefeitura, as ruas vêm sendo tomadas pela insegurança.

A conselheira tutelar Marinilda Silva foi vítima de uma abordagem na tarde da terça-feira de Carnaval (13). Ela conta que saiu de casa para ir até um posto de gasolina onde receberia um determinado valor em dinheiro de uma amiga e que, ao retornar, foi abordada por um rapaz que estava em uma bicicleta e que tentou levar seu aparelho de celular.

– O rapaz surgiu de repente e me deu socos nas costas. Na hora eu só pensava que ele não podia levar o dinheiro que havia acabado de receber, e que estava justamente na capinha do celular, e acabei reagindo. Ele me jogou no chão, comecei a gritar por ajuda e como foram surgindo várias pessoas, ele fugiu. A situação na rua, que já foi um lugar calmo, está muito complicada. Há relatos de vizinhos que tiveram a casa furtada e, pelo parece, são as mesmas pessoas que vem agindo aqui nas redondezas – comentou a conselheira, ao acrescentar que o policiamento precisa ser reforçado no local. .

A enfermeira de 38 anos, que preferiu não de identificar, conta que a cerca de 20 dias foi assaltada na Rua Santos Dumont, onde funciona a sede do Ministério do Trabalho. Ela estava retornando de um plantão e foi abordada por dois jovens, em uma moto, que exigiram que ela entregasse a bolsa e o celular.

– Como estamos no horário de verão, a rua não estava escura, por completo, e eu não imaginava que pudesse acontecer comigo. A sensação de impotência e revolta é muito grande, principalmente após um dia cansativo de trabalho, mas infelizmente eu não fui a primeira e nem serei a última, pois isso está acontecendo com frequência nessa área – lamentou a enfermeira.

Outra moradora, que pediu para não de identificar, ressalta que a criminalidade no local pode estar associada ao aumento de usuários de drogas que circulam, principalmente, nas proximidades da linha ferra. Para ela, os furtos e assaltos são feitos por essas pessoas, que acabam vendendo a baixo custo ou trocando o que roubaram por drogas. No final do ano passado uma pessoa entrou na garagem da casa dela e levou várias ferramentas do marido.

– Têm os casos de assaltos com arma, mas a grande maioria é abordagem de viciados que, sem terem como comprar a droga, acabam roubando e tirando o pouco de nós, que somos trabalhadores. Se houvesse uma ronda diária da polícia, principalmente à noite, a situação daria uma amenizada – comentou.

Importância da denúncia e ocorrência

Questionado sobre a situação e o apelo dos moradores para que o policiamento seja reforçado no local, o coronel Márcio dos Santos Guimarães, comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou que é de grande importância que os moradores acionem a Polícia Militar tão logo aconteça o crime, seja furto ou assalto e que, posteriormente, façam o boletim de ocorrência na delegacia. Isso, segundo ele, é o que vai possibilitar uma avaliação da mancha criminal na localidade e o reforço do policiamento.

– Nós só conseguimos saber que uma determinada área está passando por essa tipo de situação se tivermos registros e reclamações. A PM precisa ser comunicada no momento da abordagem e a ocorrência tem que ser feita, sempre. Ligando para o 190 e passando o que aconteceu, a polícia age naquele momento. É importante ressaltar que em 80% dos casos em que a PM é acionada, logo após um assalto, ela consegue em cerca de cinco minutos identificar o autor. Mas, também devemos destacar que, infelizmente, em 70% dos casos as pessoas não acionam a polícia na hora – disse o comandante.

De acordo com ele, além de ligar para o 190, a população agora tem uma outra forma de se comunicar com a Polícia Militar, que o Whatsapp Denúncia da PM: 99839-0460. “Essa é uma ótima ferramenta de denúncia e que pode ajudar muito na resolução desse tipo de crime, já que o denunciante pode com precisão mandar foto do local e, se possível, até uma filmagem junto à denúncia”, acrescentou Guimarães.

18 comentários

  1. Essa legislatura e o mandato desse prefeito as coisas só pioraram para o povo de bm. Aumentou a violência, aumentaram os buracos pela cidade, aumentou o número de ruas sem iluminação, aumentaram os próprios salários, aumentaram os impostos para os taxistas, aumentaram o número de cargos comissionados da prefeito, estão acabando com as vagas públicas no centro da cidade enfim estão acabando de vez com bm. Ou o povo acorda ou pode ser tarde. Triste fim da cidade de bm.

  2. Mais uma do homem da bicicleta ontem no entorno do Jardim das Preguiças.
    Ele pegou um vendedor de salgadinhos, já senhor, atropelou para rouba-lo.
    Levou todo o dinheiro, ainda deu uma surra nele.
    Logicamente ele não fêz o BO na Delegacia, nem tinha GM na cabine.
    Por que a GM não faz ocorrências , iriam ganhar tempo e ter uma estatística correta.
    E vamos que vamos.
    A revitalização está linda.

  3. Barra Mansa está uma M$#%@!!! Além de assaltos, me incomoda muito ir ao Centro e ver que o Prefeito está acabando com várias vagas de estacionamento público. Contei que perdemos ao menos 70 vagas nas proximidades do UBM, Praça da Matriz e avenida Beira Rio (após a reforma). Isso é uma VERGONHA, nós motoristas não podemos aceitar isso, estamos sendo forçados a andar de ônibus (R$ 4 a passagem) ou pagar estacionamento particular (R$ 4 p/hora). Enquanto ficarmos calados a coisa vai piorando!

  4. Ele rouba no verbo,na cotiara e no centro de barra mansa. E ai da pra encarar quero ver qual sera a providência .Já que o rouba com facilidade pra quem gosta de mostrar serviço no minimo o roubo vai aumentar peço a população que tome cuidado.Quando se faz denuncia pensa que acabe aumenta.

  5. Tem que fazer uma operação pra acabar com essa boca de fumo 24hrs aqui da Vila Delgado tá uma vergonha isso aqui traficantes batendo cabeça muita mulheres envolvidas viciados fazendo fila aqui virou uma mina de dinheiro e o dono fica aqui a vontade sem ser incomodado e os roubos que rola em BM vem tudo pra cá os vagabundo rouba e trás aqui pra trocar em drogas com os traficantes

  6. ” Os moradores de ruas do centro de Barra Mansa, estão assustados, pelos furtos e assaltos”. Foi o que entendi do título da matéria.

  7. Foi prometido que ficaria uma viatura de base aqui no patio da antiga delegacia na epoca da transferencia, porem isso nunca aconteceu.
    E tem mais coisas rolando num posto de combustivel, como “festas” na madrugada regada a bebibas, som alto, brigas, sexo, drogas e etc….pena que não foi observado na reportagem.

  8. Platão, o Filósofo

    E podem escrever aí, que a tendência é sim piorar se nossas autoridades não agirem rápido montando um plano municipal de segurança eficaz, pois a bandidagem da capital irá se alojar por aqui, já que como disse o leitor acima, não existe policiamento. Nossas autoridades não sabem o que é segurança pública. Tudo que o bandido deseja: autoridades incompetentes que ignoram a segurança do cidadão. Nossas autoridades dormem o sono profundo da incompetência, enquanto, mais competentes, os bandidos agem…

  9. A guarda municipal de Barra Mansa só sabe multar….e a policia militar só sabe ficar conectada no zap…
    Os bandidos fazem a festa…….estamos todos a mercê desses bandidos….prisioneiro somos nós que pagamos nossos impostos para serem revertidos pra esses maus profissionais….

  10. Eu vi o malandro fugindo de bike e passando pelo parque. Por pouco um táxi não joga ele no chão. Vi a cara do malandro, ele não é estranho. Tem essa turminha que anda enchendo o rabo de cachaça o dia todo no entorno do parque. Aquilo ali da nojo. Se eu pegar, vou descer o pau.

  11. Fuzila estes bagabundos…como dizia o Policial /deputado Sivuca bandido bom é bandido MORTO.

  12. Morador de Barra mansa

    Estes de bicicleta estão sempre perto do máximo supermercado fazendo furtos e esses dias e roubaram uma senhora e umas estudantes de enfermagem.
    Além dos marginais de bicicleta tem uma dupla de moto que até roubou um funcionário do mercado que e deficiente.

  13. Melhor lugar de Barra Mansa pra se morar.

  14. Acabaram de assaltar uma mulher perto do Jardim das Preguiças,
    o ladrão de bicicleta levou o celular dela.
    Não tinha Guarda Municipal no Trailer .
    Isso é sempre, mas a vítima não vai na delegacia, pois acho que nem papel para
    ocorrência tem lá.
    As estatísticas são baixas porque ninguém faz a denúncia.

    • Esse da bicicleta roubou minha mãe também to olho pra pegar já que as autoridades não tá fazendo nada a gente corre atrás e se pegar vai ficar de exemplo

    • Esse cara da bicicleta é um “velho conhecido” nessa regiao, suas vitimas sao sempre as mulheres. A policia ja o conhece, mas não conseguem prende-lo por falta de flagrante (segundo informado).

Untitled Document