Lula nega interferência na Lava Jato e diz que sofre massacre

by Diário do Vale
Lula depõe em um dos inquéritos envolvendo seu nome (Foto: Arquivo)

Lula depõe em um dos inquéritos envolvendo seu nome (Foto: Arquivo)

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta terça-feira (14) ter pedido ao então senador Delcídio do Amaral (MS) para que atuasse no sentido de impedir que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato.

Nesta terça-feira, Lula prestou depoimento na 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Lava Jato. O ex-presidente afirmou que está sendo “vítima de um massacre”. “Vocês não sabem o que é acordar todo dia com medo de a imprensa estar na sua porta, achando que você vai ser preso.”

Lula negou conhecer pessoalmente Cerveró e disse não ter interesse no depoimento do ex-diretor da Petrobras. “Só tem um brasileiro que poderia ter medo da delação do Cerveró, que é o Delcídio. Eu não tive nenhuma preocupação com depoimento de nenhum diretor da Petrobras”, disse o ex-presidente ao juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília.

Perguntado a respeito de reuniões que manteve com o ex-senador na sede do Instituto Lula, em São Paulo, ele afirmou ter tido “muitas reuniões com o Delcídio”.

“Ele era senador da República, líder do governo, houve várias reuniões em Brasília e em São Paulo. Ele esteve no Instituto Lula várias vezes”, contou Lula, que, no entanto, negou que o ex-senador petista tenha comentado sobre Cerveró em tais conversas.

O ex-presidente foi ouvido na ação em que é réu juntamente com o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas, todos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de oferecer dinheiro em troca do silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato.

A denúncia, a primeira em que Lula se tornou réu na Lava Jato, foi aceita em julho do ano passado. Em seu depoimento, Delcídio disse ter conversado com Lula a respeito da Lava Jato. Questionado pelo juiz, Lula negou que o assunto tenha sido tratado em conversas com o ex-senador.

O depoimento de Lula começou por volta das 10h15 e durou cerca de uma hora. Usando uma gravata com as cores da bandeira do Brasil, Lula entrou na sala de depoimentos acompanhado de seus advogados José Roberto Batochio, Roberto Teixeira, Cristiano Zanin e Sigmaringa Seixas.

Logo no início de sua fala, Lula agradeceu a oportunidade de prestar o depoimento perante “um juiz imparcial” e defendeu o seu governo e o PT, que considera “o mais importante partido político nas Américas”. “Me ofende profundamente que digam que a organização à qual pertenço é uma organização criminosa”, afirmou.

A Polícia Militar do Distrito Federal fechou o trânsito na rua próxima ao tribunal onde Lula prestou depoimento, antecipando-se a possíveis manifestações, mas poucos militantes favoráveis ao ex-presidente apareceram. Não houve tumulto. Lula entrou e saiu pela garagem.

O ex-presidente foi o último réu a ser ouvido pelo juiz Ricardo Soares Leite, responsável pelo caso na primeira instância da Justiça Federal em Brasília. O magistrado deu agora 10 dias para o MPF estudar os autos e avaliar a necessidade de novas diligências. A defesa dos acusados terá o mesmo prazo. Depois, todos devem apresentar suas alegações finais na ação, última etapa antes da sentença.

You may also like

13 comments

Paulão 14 de março de 2017, 19:42h - 19:42

Que bom que o Error 404 não esqueceu de mim, eu entendo o que você está falando, mas o PSDB não é opção. Tem é que explicar para os verdadeiros trabalhadores que o PT gastou as reservas, já que o povão também não esquece que a fila de desempregados nas portas das fábricas era muito maior entre 1997 e 2002 do que é agora. Para 2018, sem Caixa 2 para sustentar a grande mídia e sem “virar a mesa” na Lei Eleitoral, os Tucanos podem perder até para o Bolsonaro e a Marina Silva. Hoje um dos dois poderia para o 2°. turno contra o Lula. Poderia porque é muito cedo para acreditar plenamente em pesquisas eleitorais.

Error 404 15 de março de 2017, 13:17h - 13:17

Cara, responde no lugar correto, eu quase não achei o seu comentário! Pra começar, eu não sou tucano e não acho que o PSDB seja nenhum partido maravilhoso, mas eu vejo-os com maior noção de economia brasileira do que o PT, o PSDB fez recessão porque pegou o país quebrado e ainda sentindo a marca do Collor, só pra te lembrar! Erraram? Sim! Muitas vezes! Assim como o PT errou, só que este último errou porque, assim como a maioria dos brasileiros, não entendem nada de economia! Por isso o país entrou nesse gelo, e se o Lula entrar, não dou 1 ano para os tupiniquins descerem a lenha no cara…

junior 14 de março de 2017, 19:21h - 19:21

Políticos não escapa um. não escapa partido. Tudo farinha do mesmo saco. Conseguiram quebrar o país. Mas isso tudo acontece porque é Ladrão prendendo ladrão, é bandido fazendo lei pra bandido, e não acontece porra nenhuma. Só se fala em depor, foi preso, Mas o dinheiro do povo que esses cornos roubaram, que só falam em bilhões, ninguém acha. Com certeza nem que esses bosta fossem mágicos conseguiriam gastar tudo. Acham quem fez a merda mas não acham o principal que é o dinheiro pra pelo menos tirar esse pais da merda. Isso já ta virando balelaaaa. Se esse pais fosse descente mesmo, se quisesse impor a honestidade a ordem, criava a pena de morte. O Brasil inteiro politicamente iria pro paredão. Como querer impor moral se essa cambada de ladrão politico são mais sujo do que pau de galinheiro. Da nojo!

Ary Góis 14 de março de 2017, 17:53h - 17:53

Quando a delação acusa petista, o juizeco tucano caçador de pedalinhos envia pra globo. Quando inocenta Lula e acusa FHC, Moro decreta sigilo. E Gilmar Mendes, crápula do TSE, manda colocar tarja preta em citações com nome do “Mineirinho”.
Pobre de direita tem que ser congelado pra estudo: é o suíno que aplaude o abatedouro.
#Lula2018

Error 404 14 de março de 2017, 17:31h - 17:31

LULA: “Vocês não sabem o que é acordar todo dia com medo de a imprensa estar na sua porta, achando que você vai ser preso.”

Então, seu molusco, aprenda a ter caráter e não roubar dinheiro público!
Até no velório da sua mulher você fez propaganda política! Vergonha de uma falta de caráter assim…

Ary Góis 14 de março de 2017, 17:55h - 17:55

Se vc tem provas de roubo, apresente-as ao Moro,q que está lá rasgando o forévis caçando pedalinho. Caso contrário, vc é cúmplice ou, na melhor das hipóteses, um suíno paneleiro omisso.

Error 404 15 de março de 2017, 13:03h - 13:03

Ary Góis, eu não sou de Barra Mansa e nem cúmplice de nenhum político! Ainda não acharam provas sobre o Lula, mas pode esperar! Aliás, me explique os valores absurdos gastos nas propagandas políticas do PT! E a propaganda no velório da mulher dele, qualquer um podia ver em uma foto um “LULA 2018”, sendo que ali não é momento pra isso e ele, que deveria tratar com um mínimo de respeito, não respeitou! Você ainda acha que esse cara é santo? Então, confirmo tudo o que eu disse: se ele está com medo de ser preso, então deveria ter pensado duas vezes antes de fazer merda…

Ah, e eu tenho quase certeza que você tem ligação com o Grupo Gois e Silva, que abandonou o Boa Esporte (MG) depois de dizer que não faria isso e que era a favor da ressocialização do goleiro Bruno.

Ary Góis 15 de março de 2017, 22:10h - 22:10

Lula não é santo, muito menos vc, suíno. Provas, suíno, queremos provas… Convicções não servem.
Mas vai trabalhar 50 anos pra se aposentar, que vc merece; com sorte, não morre antes.
Pobre de direita tem que ser estudado pela NASA.

revoltado 14 de março de 2017, 15:44h - 15:44

DEPOIS DE CABRAL, O PEDRO ALVARES CABRAL, ESSE LULA É O MAIOR BANDIDO DA HISTÓRIA. ELE CONSEGUIU MONTAR UMA QUADRILHA DE GUERRILHEIROS E BANDIDOS. SEUS DISCÍPULOS: JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENUÍNO, PAULO ROBERTO COSTA, LINDBERG FARIAS, ALOÍSIO MERCADANTE, GUIDO MANTEGA, DILMA ROUSSEF. FOI ALÍ EM SÃO BERNARDO DO CAMPO QUE SE INICIOU A MAIOR QUADRILHA DE ASSALTO A BANCOS, DE ASSALTOS AS ESCOLAS, DE ASSALTOS AOS POSTOS DE SAÚDE. ENTREGOU TODO O DINHEIRO DO BNDS PARA OS PAÍSES COMUNISTAS QUE SÃO VENEZUELA, BOLÍVIA, CUBA, ANGOLA. SÃO MAIS DE 200 BILHÕES DE DÓLARES EMPRESTADOS PARA ESSES PAÍSES COM JUROS DE 3% AO ANO!!!!!!!!!!!!! AGORA QUEM PAGA SOMOS NÓS BRASILEIROS!!!!!!!!!! QUERO QUE ESTE LULA APODREÇA NA CADEIA, ELE E SEUS COMPARSAS!!!!!!!

Comentarista de comentários 14 de março de 2017, 17:14h - 17:14

Pode chorar, mas chora mesmo….porque o choro é livre!

Lula 2018, de novo,com o povo.

Paulão 14 de março de 2017, 15:27h - 15:27

A classe operária e demais trabalhadores assalariados não esquecem que viveram seus melhores momentos entre 2003 e 2010 e isso poderá ser decisivo na eleição de 2018. Se os golpistas deixarem e conseguirem calar a voz e a força do povão.

Error 404 14 de março de 2017, 17:33h - 17:33

Paulão, viveram os melhores momentos porque o PT gastou a reserva que o PSDB deixou para o país quando arrumou o mesmo! Mas, um dia, a herança ia acabar cara… e ela acabou! Se o Lula assumir em 2019, não será no Be-a-Bá como foi em 2003!

Error 404 14 de março de 2017, 17:33h - 17:33

Aliás, não foi você que em outra notícia me chamou de Horror 404? Pauzinho! kkkkkkkkk’

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996