Guarda Mirim forma a 16ª turma em Volta Redonda

by Diário do Vale

Quarenta alunos se formam nesta edição
(Foto: Gabriel Borges-Secom)

Volta Redonda– O projeto Guarda Mirim, realizado pela Guarda Municipal e secretaria de Ação Comunitária (Smac), formou nesta quinta-feira, (30), a 16ª turma do projeto com 40 formandos, de 8 a 15 anos. A solenidade aconteceu no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Irmã Terezinha de Barros, no bairro Santa Cruz.

Eles aprenderam noções de cidadania, educação no trânsito, primeiros socorros na saúde pública, prevenção contra as drogas, entre outros. O prefeito Samuca Silva, considera o projeto formador de cidadãos mais conscientes.

– Essas crianças e adolescentes são orientados em conceitos fundamentados de cidadania. Somente vamos construir uma cidade melhor se continuarmos investindo nelas como prioridade. Isto é o que estamos fazendo na nossa gestão, ajudando a construir o futuro – enfatizou Samuca.

O secretário de Ação Comunitária, Marcus Convençal, elogiou a dedicação da equipe do CRAS e incentivou a comunidade a usar mais o espaço, apresentar sugestões de interesse de políticas públicas.

– Este espaço público é de vocês, da comunidade. É uma porta de entrada para os serviços oferecidos pela prefeitura. O curso é importante para que os alunos sejam bons filhos, respeitem os pais e as pessoas mais velhas, sejam bons cidadãos, conheçam seus direitos e deveres – afirmou.

A GM Priscila Monteiro destacou a formação desta turma de Guardas Mirins na gestão do prefeito Samuca, que relançou o projeto e já beneficiou cerca de 250 crianças e adolescentes.

– O importante é fazer a inclusão desses jovens. Durante 4 meses, eles receberam ensinamentos, orientações, um vasto conhecimentos de educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas, ações de saúde pública com os primeiros socorros. Eles serão multiplicadores de opinião dos conhecimentos que adquiriram no meio familiar, escola e na própria comunidade – disse Priscila.

A coordenadora do CRAS Santa Cruz, Liliane Martins, falou dos benefícios da participação dos jovens no curso de formação de Guarda Mirim.

– O curso contribuiu para que eles tivessem uma vivência de coisas diferenciadas, importantes na formação dessas crianças e jovens. A maioria dos alunos são de famílias que já fazemos o acompanhamento com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O CRAS do Santa Cruz atende a cerca de 3.600 famílias dos bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur – informou Liliane.

Familiares das crianças elogiaram o curso. A mãe de Emily Conceição Almeida Silva, 9 anos, dona Alexandra Conceição Silva, estava orgulhosa da filha que foi aluna destaque na formatura. Elanne Mendes Binhoti (mãe), e os tios Marco Antonio Duarte e Vilma Mendes Binhoti foram prestigiar a formatura de Luna Mendes Binhoti, de 12 anos.

– A orientadora Priscila, da Guarda Municipal, ensinou coisas importantes para o futuro da minha filha. A família está muito grata a ela, à Smac, e à equipe do CRAS pela oportunidade do curso – disse Elanne.

You may also like

3 comments

Marcelo 3 de junho de 2019, 21:51h - 21:51

Falta efetivo a guarda municipal, nao tem como cuidar de volta redonda com uma quantidade tao pequena e envelhecida de guardas!

Bilheteiro 31 de maio de 2019, 19:34h - 19:34

Por onde anda o pessoal da e secretaria de Ação Comunitária (Smac), que não toma uma atitude em relação as pessoas que ficam na Rodoviária. dormindo, pedindo dinheiro e praticando alguns furto e usando drogas, e a GM ver e finge não ver e nada fazem. SOCORRO PREFEITO!!!!!

Carlos 1 de junho de 2019, 12:50h - 12:50

Que tal um projeto Guarda mais presente. Tá precisando. VR vive uma desordem urvana

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996