Prorrogada vacinação contra Influenza em Resende

by Diário do Vale

Resende – A Secretaria de Saúde informou ontem que, em função da greve dos caminhoneiros, que provocou o desabastecimento de veículos e o racionamento dos horários de ônibus no município, dificultando o acesso aos postos, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza será prorrogada em todo o município até o próximo dia 15 de junho. Inicialmente, a campanha seria encerrada nesta quarta-feira, 30, em virtude do feriado de Corpus Christie. As doses para os grupos prioritários, segundo o Centro Municipal de Imunização, continuam sendo aplicadas em todos os Postos de Saúde do município, das 8h às 17h.

Seguindo o calendário oficial do Ministério da Saúde, desde a última segunda-feira, dia 28, a vacina está sendo oferecida a todos os grupos prioritários, compostos por: idosos; gestantes; trabalhadores da área de saúde; puérperas (mulheres pós-parto até 45 dias); crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos; e pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica e doença neurológica crônica); pacientes com diabetes, imunossupressão e obesidade; além de transplantados e portadores de trissomias (anomalia cromossômica).

De acordo com o Centro Municipal de Imunização, os números parciais da campanha indicam que até agora cerca 63% da população alvo se imunizaram contra a Influenza em todo o município, o que corresponde a 20.800 pessoas aproximadamente. O objetivo da ação é alcançar 90%. Entre os grupos que registraram menor procura estão as gestantes, com 50% das mulheres imunizadas, e crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, com 31% do público alvo vacinados.

Para a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, a enfermeira Maria Regina de Paula, além das dificuldades de acesso aos locais de vacinação, provocadas pela redução dos horários dos ônibus e pela falta de combustível, a baixa procura pela vacina também pode ser atribuída aos mitos disseminados sobre o assunto, como, por exemplo, dizer que a pessoa imunizada contrai a gripe com mais facilidade.

– Temos um número muito baixo de gestantes vacinadas este ano e, infelizmente, temos que lembrar que houve, no ano passado, registro de óbito de gestante, provocado por vírus Influenza. Além disso, os pais também precisam se conscientizar de que as crianças, outro grupo que está tendo baixa procura nos postos, também são mais suscetíveis a contrair a gripe. Ou seja, é preciso que as pessoas se conscientizem de que a vacina tem o importante papel de prevenir a gripe – explica Maria Regina.

A coordenadora ressalta que, se por um lado, os grupos prioritários de crianças e gestantes estão com procura abaixo do esperado, os idosos do município deram um verdadeiro exemplo de conscientização, atingindo 93% da meta estipulada pela campanha. Além deles, as mulheres com 45 dias pós-parto também superaram a expectativa, alcançando 115% do público esperado. A previsão agora é que, com a prorrogação do prazo, o número de pessoas imunizadas cresça em todos os demais grupos.

Imunização anual

A coordenadora lembra que a vacina tem a validade de um ano. Portanto, quem se imunizou em 2017 precisa retornar ao posto para renovar a dosagem e ficar livre da gripe. A hospitalização e a morte, segundo os especialistas, atingem principalmente as pessoas que estão nos grupos de alto risco, o que justifica o planejamento e a estratégia adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para prevenir a doença.

Nesta semana, em função do feriado de Corpus Christie, as vacina serão aplicadas somente até amanhã (quarta-feira, dia 30), voltando ao normal na segunda-feira seguinte, dia 4 de junho.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996