Quinto CPA consegue pela segunda vez a 1ª colocação no atingimento de metas no estado

by Diário do Vale

É a segunda vez consecutiva que o 5º CPA atinge a meta e a terceira vez consecutiva sob o comando do coronel Malheiros – Foto: Divulgação.

Volta Redonda- O Quinto Comando de Policiamento de Área (5º CPA), com sede em Volta Redonda e que abrange as cidades da região Sul e Centro-Sul Fluminense, desde Paraty até a cidade de Rio das Flores e desde Itatiaia até Piraí, foi contemplado pela segunda vez com o atingimento das metas no estado do Rio.

De acordo com o comandante da unidade, o coronel Marcelo Moreira Malheiros, a importância desta premiação é o reconhecimento da população e dos próprios policiais, onde os policiais dos batalhões também são compensados. “O batalhão que atinge a meta é premiado e o efetivo do 5º CPA a parte, também é compensado”, disse.

Segundo o coronel Malheiros, o acompanhamento das metas é feito por semestre, nos períodos de janeiro a junho e de julho a dezembro.

– Ganhamos a meta no primeiro semestre de 2021 e também no segundo semestre de 2021. Sendo que o primeiro colocado entre todos os batalhões do Estado do Rio foi o 33º BPM de Angra dos Reis, que faz parte do 5º CPA. Atribuo o reconhecimento do batalhão de Angra devido as diversas medidas no batalhão como a criação de três UPPs(Unidade de Polícia Pacificadora), aumento do efetivo, implantação do RAS(regime adicional de serviço), o Proeis(Programa Estadual de Integração na Segurança) onde foi feito uma parceria do governo do estado com a prefeitura. Também criamos companhias independentes em Angra e o DPO (destacamento de policiamento ostensivo) – Destacou.

De acordo com o comandante da unidade, graças a essas mudanças não só no batalhão de Angra como nos demais batalhões que compõem a unidade, teve como reflexo a diminuição dos indicadores de criminalidade nos 20 municípios onde atuam os quatro batalhões (10º BPM (Barra do Piraí), o 28º BPM (Volta Redonda), o 33º BPM (Angra dos Reis) e o 37º BPM (Resende), além de uma companhia independente em Paraty, totalizando cerca de 2 mil policiais.

O coronel Malheiros ressalta que esta é a segunda vez consecutiva que o 5º CPA atinge a meta e a terceira vez consecutiva sob o seu comando. “Eu já atuei no 2º CPA (zona oeste), onde foi contemplado no segundo semestre de 2020. Eu bati a meta três vezes consecutiva e o 5º CPA duas vezes sob o meu comando”, afirmou.

Entre os principais indicadores de violência avaliados pelo ISP(Instituto de Segurança Pública), do governo do Estado, estão as letalidades violentas, que no 5º CPA teve uma redução de -4%; roubo de veículos que apresentou uma redução de -29%, roubos de rua, com redução de -21% e roubos de cargas que apresentaram uma redução de -21,1%.

O coronel Malheiros lembrou que a proporção de dificuldades das ações de combate ao crime é menor na área do 5º CPA, mas isso não faz muita diferença, pois cada região tem suas peculiaridades, o que não diminui a importância do prêmio alcançado.

“Gostaria de parabenizar os comandantes dos batalhões e todos os efetivos que fazem parte do 5º CPA pelo bom trabalho desempenhado, resultando na primeira colocação de atingimento de metas em todo o Estado do Rio”, agradeceu o comandante.

Estrutura do 5º  CPA

O Quinto Comando de Policiamento de Área (5º CPA) funciona como Comando Intermediário (Cmdo Itrm) entre o Comando-Geral da PM e os Batalhões de policiamento ordinário e é responsável pela organização e mobilização do policiamento em todas as cidades da região Sul e Centro-Sul Fluminense, desde Paraty até a cidade de Rio das Flores e desde Itatiaia até Piraí, estando a este comando subordinados o 10º BPM (com sede em Barra do Piraí), o 28º BPM (com sede em Volta Redonda), o 33º BPM (com sede em Angra dos Reis) e o 37º BPM (com sede em Resende) e uma companhia independente em Paraty, totalizando cerca de dois mil homens.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996