terça-feira, 26 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Palestras levam informação a produtores de leite em Quatis

Palestras levam informação a produtores de leite em Quatis

Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2019, 22:41 horas

 


Programa ‘Balde Cheio’ terá encontros em duas propriedades rurais da cidade

Produção leiteira é importante para a economia de Quatis

Quatis – Criado a partir de um encontro regional do segmento agropecuário realizado em 1996, na cidade de Quatis, o Programa Balde Cheio vai ser tema de duas palestras programadas para esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no Município, ambos promovidos pelo Sindicato Rural de Barra Mansa, com o apoio da prefeitura, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A primeira delas se iniciará às 9 horas, na Fazenda Uruguaiana, que se situa no distrito de São Joaquim. Já a segunda palestra vai acontecer a partir das 14 horas, no Sítio das Piteiras, cuja localização fica no primeiro distrito da cidade.
Os dois encontros serão conduzidos pelo pesquisador da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e coordenador do programa, Arthur Chinelato. O Balde Cheio tem como objetivos básicos capacitar profissionais de assistência técnica e extensão e produtores rurais, entre outros segmentos, sobre técnicas de manejo relacionadas ao desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira, especialmente nos campos de pastagens, irrigação, controle zootécnico e aumento da lucratividade, além da ampliação da produção diária através do incentivo ao uso da tecnologia.
Atualmente, o projeto está presente em mais de 340 municípios brasileiros, nos estados do Rio de Janeiro, Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo que, no território fluminense, o número de produtores rurais atendidos se aproxima de 200.
Em setembro de 2017, o Programa Balde Cheio completou duas décadas de existência. A data foi comemorada com um encontro ocorrido no Clube Náutico Quatiense. Este encontro teve as presenças do prefeito Bruno de Souza (MDB); do presidente da FAERJ (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Rodolfo Tavares; dos presidentes do Sindicato Rural e da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Adilson Delgado Rezende e Cláudio Meirelles, respectivamente; do supervisor técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), Carlisson Costa de Souza; do supervisor técnico da Cooperativa Agropecuária do Município de Barra Mansa, Ralph Barcellos; e do diretor do escritório de Quatis da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Reinaldo Altivo Guedes, entre outras autoridades e lideranças do segmento agropecuário.
– A realização destas duas palestras em Quatis nesta quinta-feira vai representar uma oportunidade muito importante para que outros produtores rurais do nosso Município conheçam o Programa Balde Cheio e saibam de que maneira esta iniciativa pode melhorar a rentabilidade e a produtividade. Temos informações, por exemplo, de que a quantidade diária de leite de um produtor rural do Município aumentou de 80 litros para 180 litros após ele ter feito sua adesão ao programa – frisou o prefeito Bruno de Souza (MDB).
O prefeito de Quatis citou mais uma vez o trabalho permanente de conservação das estradas rurais e a recente doação de um trator agrícola zero quilômetro por parte da administração municipal para a Cooperativa Agropecuária de Quatis como “duas das ações importantes realizadas pelo atual governo da cidade a favor do incremento da atividade agropecuária no Município”. Ele destacou ainda números que comprovam a importância da pecuária leiteira para a economia de Quatis. O Município conta atualmente com aproximadamente 23 mil animais bovinos, quase 300 propriedades rurais que desenvolvem a atividade agropecuária e cerca de 920 trabalhadores que sobrevivem direta, ou indiretamente, desta atividade.
– Toda e qualquer iniciativa realizada com o objetivo de promover melhorias nas condições de desenvolvimento do segmento agropecuário da nossa cidade, principalmente no caso dos pequenos produtores, vai sempre contar com o apoio da nossa administração. Os produtores rurais e as suas famílias são testemunhas da presença constante e do trabalho desenvolvido pela prefeitura visando incrementar a atividade em nosso Município – concluiu o prefeito de Quatis.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document