Alerj publica edital do Diploma Heloneida Studart de Cultura 2024

Veja as 11 áreas que serão premiadas pela Lei 7035/15, que instituiu o Sistema Estadual de Cultura

by Agatha Amorim

Instituído em 2009, o título do diploma é um tributo à jornalista, escritora, dramaturga e ex-deputada Heloneida Studart. (Foto: Divulgação Alerj)

Estado do Rio – O edital do Diploma Heloneida Studart de Cultura 2024 foi publicado no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (03/05). O regulamento foi aprovado pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Verônica Lima (PT). As inscrições ocorrerão até o dia 03 de junho e a diplomação será realizada no mês de agosto de 2024. O prêmio é um reconhecimento público que o Parlamento Fluminense concede para os trabalhadores da cultura em onze áreas de atuação diferentes.

Podem se inscrever pessoas físicas, instituições públicas e privadas que atuem em um, ou mais, dos segmentos acima citados, de todo o Estado do Rio. As inscrições serão recebidas em formulário próprio clicando aqui, que também está disponível na página da Comissão de Cultura do Facebook, no site da Alerj e em ata publicada no Diário Oficial. Os casos de dúvidas e pedidos de informações deverão ser enviados ao e-mail [email protected].

O grupo de trabalho que selecionará as propostas recebidas será composto por membros indicados pela Comissão de Cultura da Alerj. A secretaria do colegiado encaminhará a listagem com os dados das inscrições recebidas para o Comitê de Seleção até o dia 10 de junho. Já o comitê deverá encaminhar os nomes selecionados até o dia 21 de junho. A publicação dos selecionados, através de ata, será realizada no site da Alerj e na página da Comissão de Cultura no Facebook.

 

As 11 áreas premiadas são as dispostas na Lei 7035/15, que instituiu o Sistema Estadual de Cultura são as seguintes:

– Artes cênicas (circo, teatro, dança e afins);
– Artes visuais: (plásticas, designs,
– Artes digitais, moda e afins);
– Audiovisual (cinema, comunicação comunitária e afins);
– Culturas populares (artesanato, cultura afro-brasileira, cultura indígena e demais povos e/ou comunidades tradicionais);
– Literatura (livro, leitura, bibliotecas, pesquisa e afins);
– Música;
– Arte pública e cultura urbana;
– Artes integradas;
– Gastronomia (popular, artesanal, comunitária, urbana e regional);
– Gestão cultural e formação e qualificação na área de cultura, além de patrimônio cultural (material, imaterial, memória, museus, arquivo, arquitetura e urbanismo).

 

Heloneida Studart foi jornalista, escritora, dramaturga e deputada

Nascida em Fortaleza, Heloneida veio para o Rio de Janeiro aos 16 anos e estreou como colunista no jornal O Nordeste. Na década de 1960, tornou-se presidente do Sindicato das Entidades Culturais (Senambra). (Foto: Reprodução)

Instituído em 2009, o título do diploma é um tributo à jornalista, escritora, dramaturga e ex-deputada Heloneida Studart. Nascida em Fortaleza, Heloneida veio para o Rio de Janeiro aos 16 anos e estreou como colunista no jornal O Nordeste. Na década de 1960, tornou-se presidente do Sindicato das Entidades Culturais (Senambra).

Autora de inúmeros livros, textos teatrais e para a televisão, Heloneida também foi debatedora em programas de rádio e tem uma extensa produção cultural e jornalística. Em 1978, elegeu-se deputada estadual pela primeira vez. Participou da fundação do Centro Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e Centro da Mulher Brasileira (CMB), a primeira entidade feminista do Brasil.

Na Alerj, ela presidiu as Comissões de Meio Ambiente e de Direitos Humanos. De 2002 a 2006, exerceu o mandato como a primeira mulher vice-presidente da Casa. Em 2007, foi nomeada diretora do Centro Cultural da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Heloneida faleceu em dezembro de 2007, aos 75 anos de idade.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996