Palácio Tiradentes celebra 98 anos com apresentação do Coral Madrigal Cruz Lopes

Evento será realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a partir das 18h

by Agatha Amorim

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), completa 98 anos nesta segunda-feira (6), e oferece um presente para a população nesta data. Uma apresentação gratuita do coral Madrigal Cruz Lopes será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a partir das 18h, e o espetáculo faz parte do projeto Música no Museu, maior série de composições clássicas do Brasil.

O repertório inclui sucessos internacionais e da MPB, em uma apresentação que pretende fazer o público cantar e se emocionar. O espetáculo acontece dentro do plenário da Casa, o coração do Legislativo, que já abrigou importantes votações da história política do país e continua em funcionamento.

O Palácio teve suas portas reabertas há um ano, em abril de 2023, e desde então abriga atividade legislativa, eventos culturais e sua visita guiada, que já recebeu cerca de 13 mil pessoas desde a reabertura.

“É uma alegria celebrar essa data tão emblemática de portas abertas para a população. A Alerj é a Casa do Povo, trazer as pessoas para dentro do plenário Barbosa Lima Sobrinho é uma experiência muito especial. Tudo isso somado ao público da visita guiada, que aumenta a cada dia, só prova a importância política e cultural do Palácio Tiradentes, a sede do Legislativo fluminense”, celebra o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

 

A história

O Palácio Tiradentes ocupa o terreno que abrigou por muitos anos a “Cadeia Velha”, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier – eternizado como Tiradentes – ficou preso durante cinco dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Após a demolição da Cadeia Velha, o palácio histórico foi construído e inaugurado em 06 de maio de 1926. Desde então, é palco de importantes momentos da história do país, funcionando como Parlamento do Brasil até 1960, quando a capital foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília.

Em 1975, com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o palácio tornou-se a casa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o edifício é a sede histórica da Alerj, recebendo atividades legislativas e sendo um polo cultural para a população.

Coral Madrigal Cruz Lopes

O Madrigal Cruz Lopes tem 22 anos de história e reúne música coral dos mais variados estilos – desde o clássico e a renascença até a música popular contemporânea, passando pela folclórica, sacra, spirituals, óperas e oratórios.

A regência e produção musical é de José Machado Neto, a coordenação cabe a Ivone Assis Campos, e o pianista é o músico Luiz Eduardo Loro.

 

Serviço:

98 anos do Palácio Tiradentes – Apresentação do coral Madrigal Cruz Lopes

Data: 06/05

Horário: 18h

Local: Palácio Tiradentes – Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Rua Primeiro de Março, s/n º – Praça XV. Centro.

Obs: Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº – atrás do palácio.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996