Três semanas de teatro

Por Diário do Vale

As apresentações começam hoje (21) e seguem até o dia 05 de junho

Nesta terça-feira, dia 21, tem início mais uma edição do Festival de Inverno ‘Arte em Cena’. Durante três semanas o palco do Teatro Gacemss contará com apresentações de espetáculos desenvolvidos pela Companhia Arte Em Cena, a programação segue até dia 05 de junho.
O Festival de inverno acontece desde 2014 e está na sua 5ª edição. Tendo como foco as apresentações para as escolas, fazendo um intercâmbio com o ambiente escolar e a formação de consciência através da arte.
– O Festival de Inverno, nasceu da necessidade de dar continuidade ao processo de montagem de espetáculos no interior, com o objetivo de reapresentar as peças montadas ao final do ano anterior e formar um público diferenciado – conta Stael.
O programa contará com sete espetáculos, desenvolvidos por alunos/atores que fazem parte da companhia, em uma faixa etária que vai dos sete aos 70 anos.
– Um ponto interessante, já conhecido no Arte em Cena, é a diversidade da faixa etária, porém todos divididos em turmas, respeitando as idades e a maturidade pertinente a cada individualidade que precisa ser formada como um todo. O curioso é que a maioria dos atores são alunos e ex-alunos que por não conseguirem ficar longe do Arte em Cena, voltam para participar, colaborar, e ajudar na montagem e desmontagem da produção do Festival – destaca.
Além de alunos-atores, também estão envolvidos nesta oportunidade, os profissionais que são crias do Arte em Cena e consequentemente ex-alunos de Stael.
– Mais de 200 pessoas entre atores, equipe de produção, sonoplastas, figurinistas, cenógrafos, iluminadores, escritores, contra regras, bailarinos, coreógrafos, designers, diretores, enfim. Todos dirigidos pelo Nei Rafael e por mim – lembra.
Neste ano o festival traz novidades com relação à plateia de estudantes.
– Na edição que se inicia hoje estamos trazendo a possibilidade das escolas terem a oportunidade de levar seus alunos em horário alternativo para assistir e debater temas referentes ao seu interesse como o incentivo à leitura; crítica a exposição pela Internet e ao Machismo; bullying; e muito mais – explica.
Um dos estaques da programação são as esquetes no início das peças com cunho social
– Além das peças que serão reapresentadas em grande estilo. Teremos esquetes no início das peças com cunho social: Abordando o racismo e o preconceito em geral, como ferida de nossa sociedade. Artigo apresentado na Puc – Rio de Janeiro, acompanhado de intervenção intitulada: Cotidiano – conta.
Stael diz ainda que a expectativa para o Festival é de um público que irá lotar o teatro, totalmente reformado e pronto para receber Volta Redonda e região em grande estilo, além de espetáculos a altura de sua qualidade.
– O público pode esperar questionamentos, críticas sociais, denúncias, mas também, diversão e entretenimento, através do drama e da comédia, na maior casa de espetáculos da região – finaliza.

Ficha Técnica:

Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael
Participação Especial na Autoria: Igor Andrade
Direção Teatral: Stael de Oliveira; Nei Rafael
Montagem: Stael de Oliveira; Nei Rafael
Cenografia: Tom Medeiros
Figurino: Tom Medeiros; Isabel Passos, Thiago Luna
Iluminação: Nei Rafael e Lucas Guimarães
Sonoplastia: Igor Andrade
Produção: Milena Barbosa; Marcela Vieira; Igor Andrade; Isabela de Oliveira;
Maquiagem: Bia Bastos; Matheus Marins
Fotos: Violeta Fotografias
Filmagem: Cena4
Designer Gráfico: Ícaro Chagas
Direção Geral: Stael de Oliveira

 

Programação
* Terça-feira, dia 21 às 19h30
– “O MISTÉRIO DE FEIURINHA”
Direção de Stael de Oliveira , com autoria de Doc Comparato
Sinopse: Comédia de Pedro Bandeira que retrata o que acontece depois do fim dos grandes contos de fada. No texto, personagens consagrados como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela, vivem uma aventura por se sentirem ameaçadas em seu glorioso fim. Viveram felizes para sempre? Feiurinha sumiu porque ninguém escreveu sua história. A peça realça a importância de autores e contadores de história, num incentivo à leitura.

* Quarta-feira, dia 22 às 19h30
– “# ERA UMA VEZ”
Direção de Stael de Oliveira e autoria, com autoria de Stael de Oliveira e Renann Teixeira

Sinopse: – Era uma vez?
– Qual o problema com “Era uma vez”?
– Isso aqui não é um conto de fadas!
Uma peça atual… Questionando as angustias e inquietações vividas por adolescentes que muitas vezes não estão vivendo o “Conto de fadas” que demonstram… #EraUmaVez retrata de forma moderna o outro lado da história onde a realidade grita e muitas vezes ninguém está escutando… E você?

* Quinta-feira, dia 23 às 19h30
– “ELAS”
Direção e Nei Rafael e Stael de Oliveira, com autoria de Nei Rafael
Assistência de Direção: Milena Barbosa

Sinopse: Gritos, suspiros… Olhares… Enfeites, esmaltes e maquiagem!
Roupas, sapatos, calcinhas… Sutiã e toda quinquilharia…
São nossos companheiros… Auxiliares, cúmplices e confidentes.
Sem eles não vivemos, somos sempre dependentes.
E se você não entende esse pormenor… Ou não acredita que a mulher é uma só.
Única em seu mundo… Em seus sonhos… Em seus pensamentos…
Palavras… Segredos e relacionamentos…
É porque não entende que em seu mistério o que guarda é o sentimento.

* Quarta-feira, dia 29 às 19h30
– “ESCOLA DE BRUXOS”
Direção e Stael de Oliveira, com autoria de Stael de Oliveira e Nei Rafael

Sinopse: Risadas… Magia… Encantamento… São os ingredientes principais para este suspense. Um mistério movendo uma escola. Um segredo promovendo o medo… O medo fazendo a trama entre professores e alunos em uma escola muito diferente… Numa escolas de Bruxos. Vocês estão convidados à desvendá-lo conosco.

* Quinta-feira, dia 30 às 19h30
-“NA ÉPOCA ERA ASSIM”
Direção e autoria de Nei R afael
Sinopse: As impressões e vivências de uma história construída a partir de intermináveis encontros familiares. Uma história baseada no registro real de causos, comentários e relatos, onde o afeto é única verdade absoluta. Esse sou eu e tantos outros que estiveram comigo desde meu nascimento. Essa é a raiz de uma árvore que floresceu e deu preciosos frutos, árvore que simboliza minha família.

* Sexta-feira, dia 31 às 19h30
– “QUERO SER RICO”
Direção e autoria de Stael de Oliveira, com participação na autoria Igor Andrade e Yuri Brandão
Trilha Sonora: Luiz Garcia
Sinopse: Um questionamento onde se fala mais alto o ser do que o ter… Uma reflexão onde se escuta mais o coração… Uma história onde se reflete a própria imagem.
Quero ser Rico! É uma fábula onde se encontram num Vilarejo, um Espantalho… Um Soldado e um Homem de Lata… Eles vão ensinar caminhos e seguir destinos que podem se encontrar com cada um de nós… Basta querer ouvi-los… Quem sabe não podem fazer parte também… Do seu caminho…

* Quarta-feira, dia 05 às 19h30
– “FÁBRICA DE VELAS”
Direção e autoria de Nei Rafael
Sinopse: Em uma sombria e falida fábrica de velas, conhecemos personagens presos na escuridão de suas próprias ações. Levados a confrontar seus princípios e os fatos que os tornaram quem são, será que optarão pela luz ou continuarão cegos pelo egoísmo? Acendam suas velas, pois a luz delas podem salvar as pobres almas presas nessa Fábrica de Velas.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996