Trem do Barão é opção para os turistas em Vassouras

by Diário do Vale

Vassouras – O município de Vassouras, no Sul Fluminense, inaugurou no último mês mais um componente para incrementar o turismo do Vale do Café: o Trem do Barão. A ativação do trenzinho, que é um pequeno ônibus perfeitamente estilizado, faz parte da iniciativa conjunta dos hotéis, fazendas e comércio da cidade. Seu trajeto inclui todo o centro histórico, passando pela Praça Barão de Campo Belo, casarios antigos e pelo Museu Casa da Hera, com ponto de parada em hotéis e demais pontos turísticos para o embarque de passageiros.

Em sua viagem inaugural o passeio foi acompanhado pela mucama Mariana Crioula, personagem vivida pela turismóloga e guia Andreia Pit, que mostrava os prédios e casarões pelo caminho apontando seus detalhes históricos e arquitetônicos. Entre os convidados presentes estavam empresários e parceiros do novo projeto como Ana Lúcia Furtado, do Hotel Santa Amália, Lula Tambasco, do Mara Palace Hotel e Vivian May, da Secretaria de Turismo.

A Estação Ferroviária de Vassouras, que é mantida pela Fusve (Fundação Educacional Severino Sombra), é o ponto de partida e chegada do trenzinho turístico. Ela completa 102 anos desde sua inauguração, em 1914, pelo então presidente Marechal Hermes da Fonseca e funcionou até 1970. O trem foi o principal meio de transporte entre o Centro-Sul do estado e a capital, responsável pela ida e vinda dos moradores e barões do café até o Rio de Janeiro.

A inauguração do trem como atrativo turístico é bastante representativa para diversas gerações – aquelas que vivenciaram o período da ferrovia e as que não presenciaram, mas se encantam com as histórias. Agora, fazendo parte da programação semanal do município, o Trem do Barão funciona aos sábados e domingos, com um passeio de 1h de duração, no sábado às 15h e no domingo às 11h da manhã, sempre saindo da Estação Ferroviária.

Após o passeio os visitantes podem visitar o Memorial do Trem, que é mantido pela prefeitura e fica localizado no interior na antiga Estação, com exemplos de equipamentos e peças usadas pelos ferroviários e fotografias antigas, que irão permitir observar como era a cidade e as pessoas durante o período em que o trem funcionava.

Serviço

O funcionamento do Trem do Barão é aos sábados, às 15h, e aos domingos às 10h. O preço do passeio é R$ 10. A Estação Ferroviária de Vassouras fica na Praça Martinho Nóbrega, 40, Vassouras.

Trem do Barão: Inauguração do trem como atrativo turístico é bastante representativa para diversas gerações (Foto: Divulgação)

Trem do Barão: Inauguração do trem como atrativo turístico é bastante representativa para diversas gerações (Foto: Divulgação)

You may also like

1 comment

Al Fatah 6 de julho de 2016, 11:27h - 11:27

Parece ser muito legal! Qualquer fds desses darei um pulo a Vassouras…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996