Botafogo encara atual campeão na Colômbia em jogo histórico

by Diário do Vale
Otimismo: Botafogo desembarca para partida complicada diante do Atlético Nacional

Otimismo: Botafogo desembarca para partida complicada diante do Atlético Nacional

Medellín, Colômbia – O Botafogo terá um difícil compromisso nesta quinta-feira, às 21h45(de Brasília), quando visita o Atlético Nacional no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, pela segunda rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores. A partida pode ser considerada histórica, pois será a primeira de um clube brasileiro na cidade após o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense que enfrentaria os atleticanos na final da Copa Sul-Americana do ano passado.

Um reflexo disso é que o clima de rivalidade foi deixado de lado e a delegação botafoguense foi recebida com honras pelos colombianos. Porém, quando a bola rolar as dificuldades do Botafogo devem ser grandes. O Atlético Nacional é o atual campeão da Copa Libertadores. Lidera o Campeonato Colombiano, mas estreiou neste Grupo 1 perdendo por 2 a 1 para o Barcelona de Guayaquil. Os equatorianos, por sinal, venceram o Estudiantes na Argentina pela contagem mínima na terça-feira e lideram com seis pontos e cem por cento de aproveitamento. O Glorioso vem em segundo lugar com os três pontos do triunfo sobre os argentinos.

Ciente de que o Atlético Nacional perdeu muitos jogadores em relação ao elenco campeão da Libertadores, o técnico Jair Ventura sabe que o Botafogo pode ganhar, mas entende que isso vai exigir um jogo perfeito.

– Não vamos poder errar em nada, pois o Atlético Nacional, apesar de ter perdido jogadores importantes, ainda tem um time muito qualificado e jogadores perigosos. É muito forte jogando em casa e não podemos pensar em cometer erros. A concentração tem que estar em alta ao longo dos noventa minutos – disse Jair.

Os atletas botafoguenses realmente parecem respeitar bem o rival e conhecê-lo.

– O Atlético Nacional tem atletas habilidosos. O Macnelly Torres é um meia muito veloz, que sabe explorar os problemas defensivos de seus rivais. Portanto, vamos precisar encurtar seus espaços – disse o goleiro paraguaio Gatito Fernández.

O respeito entre os times, porém, é mútuo.

– O Botafogo conta com um grande time, atravessa uma fase maravilhosa e parece não se abater com nenhum problema. Seu técnico lida muito bem com problemas e por isso mesmo tem o grupo na mão. Parece não sentir nem desfalques, pois joga de forma compacta e bloqueia bem os espaços. Trata-se de um time muito forte e vamos precisar de uma grande exibição se quisermos a vitória – disse Reinaldo Rueda, comandante do Atlético Nacional.

Em termos de escalação o Botafogo tem problemas. O volante Aírton, com lesão no músculo adutor da coxa direita, e o meia argentino Walter Montillo, com dores na parte posterior da coxa direita, ficaram de fora do voo. As perdas são consideradas importantes, ainda mais porque não são as únicas. O treinador será obrigado a improvisar na lateral direita, pois não tem jogador de origem para a posição. Titular absoluto durante a temporada passada, Luis Ricardo sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo no segundo semestre do ano passado e só deverá voltar a jogar no fim do mês. Com isso, sequer foi inscrito na Copa Libertadores.

Contratado com status de titular, após um bom Campeonato Brasileiro pelo América-MG, Jonas teve um mau começo, caiu em desgraça com a torcida e para piorar rompeu os ligamentos do joelho direito. Só deve ser liberado para jogar no fim do ano. Jair Ventura então se reinventou e decidiu improvisar. O zagueiro Marcelo, que entrou em testes de fogo na Copa Libertadores e se saiu bem, ficou no setor até sofrer lesão muscular na coxa direita. Quem vinha atuando então era Marcinho, revelado nas categorias de base do clube e que teve um rompimento do ligamento cruzado do joelho direito na vitória por 3 a 2 sobre o Resende, pelo Carioca. Assim, o volante Fernandes ou o zagueiro Emerson Santos jogará no setor. Pesa contra o segundo o fato de estar vindo de um longo período parado por conta de discussões sobre a renovação de contrato.

Diante de tantos problemas, Jair Ventura vai manter o esquema com três volantes. Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e João Paulo devem compor o setor, com Camilo tendo mais liberdade para apoiar o ataque, que terá Rodrigo Pimpão e mais um centroavante. Roger e Sassá disputam posição. O zagueiro argentino Joel Carli, recuperado de dores na perna direita, deverá voltar ao time, compondo o setor com Emerson Silva.

O Atlético Nacional também sofre com problemas em sua escalação. O goleiro argentino Franco Armani sofreu uma lesão no cotovelço direito e dificilmente vai reunir condições de enfrentar o Glorioso. Assim, Cristian Bonilla deverá ser o escolhido para defender o arco colombiano. Dois desfalques já são certos. O zagueiro Felipe Aguilar sofreu rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo e ficará dois meses afastado dos gramados. Já o volante Mateus Uribe cumpre suspensão por conta de sua expulsão contra o Barcelona. Sem eles, Daniel Bocanegra e Álvaro Nájera deverão formar a dupla de zaga, enquanto que Aldo Ramírez tem tudo para ganhar um lugar no meio-de-campo.

 

 

 

ATLÉTICO NACIONAL-COL X BOTAFOGO-BRA

Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Ulises Mereles (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino (Paraguai) e Carlos Cáceres (Paraguai)
ATLÉTICO NACIONAL: Cristian Bonilla, Alexis Charales, Daniel Bocanegra, Álvaro Nájera e Farid Rhenals; Alejandro Bernal, Diego Arias, Aldo Ramírez, Macnelly Torres e Jhon Rebolledo; Dayro Moreno
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernandes, Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Sassá (Roger)
Técnico: Jair Ventura

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996