Neonazistas no estado do Rio de Janeiro

by Agatha Amorim

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou nesta quarta-feira (26) de uma reunião com o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) para colaborar com a missão da Relatoria Especial sobre o crescimento dos atos neonazistas no estado do Rio de Janeiro.

***

 O encontro, realizado pela promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro, coordenadora da Coordenadoria de Direitos Humanos e Minorias (CDHM/MPRJ), contou com a participação do relator especial e advogada do CNDH, da ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). 

***

“Após a reunião, resta evidente a urgência no necessário enfrentamento do crescimento dos atos neonazistas no Brasil e, em especial, no Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a complexidade do tema e os impactos negativos à sociedade e aos integrantes de grupos vulnerabilizados, os quais são destinatários dos atos de violência praticados pelos integrantes destas organizações criminosas, o que coloca em risco a nossa Democracia”, destacou Roberta Ribeiro.

***

Na ocasião, foram discutidas medidas para o enfrentamento do discurso de ódio; a necessidade de um banco de dados e classificação de casos para catalogar o aumento de índices de células neonazistas. Além disso, foram apresentados casos de demandas que o MPRJ recebe sobre a situação.

 

Proteção

O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar novas salas de Depoimento Especial para acolher crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e outras violências, inclusive praticadas por familiares. As salas serão instaladas na Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), no Centro do Rio, e na 25ª Delegacia de Polícia Civil (Engenho Novo), na Zona Norte. Foi apresentada em audiência pública no plenário da Alerj, nesta quarta-feira (26) e conquistou o apoio da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Casa. “Isso é muito importante para que elas se sintam acolhidas na hora de prestar depoimento. Ninguém gosta de ir numa delegacia”, disse o deputado Munir Neto (PSD), presidente do colegiado.

Colaborativo

O pré-candidato à prefeitura de Volta Redonda, professor Alexandre Habibe (PT), anunciou que vai lançar nos próximos dias um movimento político. O objetivo, segundo ele, será  visitar todos os bairros da cidade. A ideia é, além de levantar as demandas de todas as comunidades, ouvir a população para construir o plano de governo a ser apresentado na campanha, de forma colaborativa.

 

Fazenda I

O delegado Antônio Furtado, pré-candidato a prefeito de Barra do Piraí, se reuniu ontem na segunda-feira (24) com representantes do setor de agricultura e pecuária da cidade. Ele visitou a fazenda Baísa a convite do proprietário João Batista, que reuniu cerca de 60 pessoas ligadas ao ramo para apresentar suas dificuldades e ouvir as ideias de Furtado para o setor.

 

Fazenda II

Durante o encontro, Furtado lamentou que um setor que já foi tão importante para a cidade, inclusive com exposições agropecuárias que movimentavam a economia do município, esteja tão esquecido, e disse que considera a pecuária e o agronegócio como setores estratégicos.

 

Fazenda III

“Considero de extrema importância a movimentação do setor, e sugiro buscar parcerias com órgãos existentes como Emater Rio e Programa Nacional de Habitação Rural, a fim de buscar fomento para a área. Também apoio a ideia de oferecer cursos para trabalhadores rurais, com o objetivo de aprimorá-los no desenvolvimento de suas tarefas nas áreas de plantio e pecuária”, explicou Antônio Furtado.

Violência contra idosos I

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta quinta-feira (27), às 14h, audiência pública sobre violência contra os idosos. A reunião, que faz parte das ações da campanha ‘Junho Violeta’, em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, acontece na sala 1801, na sede do Parlamento fluminense.

Violência contra idosos II

O presidente do colegiado, deputado Munir Neto (PSD), destaca a importância de políticas públicas para coibir o aumento de casos de violência contra os idosos. Ele pontua ainda que os tipos de violência mais comuns praticados contra os idosos são o abuso físico, psicológico, sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e autonegligência.

Violência contra idosos III

“Estamos no Junho Violeta e, infelizmente, a violência contra essas pessoas idosas está se tornando cada vez mais frequente, independentemente das classes sociais, etnias e religião. Então, é importante pensar e propor medidas concretas para combater essa situação”, disse Munir.

¡No pediré!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que o presidente da Argentina, Javier Milei, tem que pedir desculpas ao Brasil. Para Lula, o presidente do país vizinho “falou muita bobagem” sobre ele e o Brasil. A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, mas Lula e Milei ainda não se reuniram após a posse do argentino em dezembro do ano passado, quando o Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira.

Bobagem

“Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem. Eu só quero que ele peça desculpas. A Argentina é um país que eu gosto muito, é um país muito importante para o Brasil, o Brasil é muito importante para a Argentina, e não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina”, disse Lula em entrevista ao Portal Uol.

Anarcocapitalista

Javier Milei, autodenominado ‘anarcocapitalista’, foi eleito presidente em uma coligação conservadora e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Durante a campanha eleitoral, criticou abertamente o presidente Lula e ameaçou cortar relações com o Brasil. As relações, porém, continuam de pé. Tanto que, em abril, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu a chanceler argentina, Diana Mondino, em sua primeira visita oficial a Brasília desde a posse de Milei. Durante o encontro, eles discutiram temas como a infraestrutura física fronteiriça, cooperação em energia e defesa, melhoria da Hidrovia Paraguai-Paraná e fortalecimento do Mercosul e dos processos de integração regional.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996