Demissões na CSN serão assunto de reunião com o ministro do Trabalho

by Diário do Vale
Silvio, ao lado de lideranças políticas e sindicais, diz que terá nova reunião com CSN

Silvio, ao lado de lideranças políticas e sindicais, diz que terá nova reunião com CSN

Volta Redonda –  A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense reuniu diversas lideranças políticas da região na manhã desta quarta-feira (23)  para traçar planos para reverter a intenção da CSN de fazer demissões. Durante o encontro, o senador Lindbergh Farias (PT) telefonou para dizer que conseguiu marcar para segunda-feira (28) uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Miguel Rossetto, com o objetivo de encontrar alternativas aos cortes, que podem ser em número menor que o calculado pelo sindicato.

Os deputados federais Deley de Oliveira (PTB, atualmente licenciado), Fernando Jordão (PMDB) e Alexandre Serfiotis (PSD) foram convidados a participar, junto com a comitiva do sindicato.

Deley lembrou que a decisão do governo americano de taxar o aço proveniente do Brasil, China, Índia e Rússia gerou problemas para a CSN, que também enfrenta dificuldades no mercado interno com a concorrência dos chineses. O parlamentar afirmou que o Brasil deveria tomar iniciativa semelhante à dos EUA para proteger o mercado interno, e lembrou que é hora de cobrar da Companhia o apoio dado pelo governo federal a suas iniciativas.

— Precisamos aproveitar a ida a Brasília para falar com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem em sua alçada o BNDES, um dos maiores credores da CSN. A crise é da siderurgia e jogar o ônus sobre as costas do trabalhador é uma covardia — disse ele.

Fernando Jordão lembrou que a crise, que está chegando agora a Volta Redonda, com os possíveis cortes na CSN, já se instalou em Angra dos Reis, com milhares de demissões no estaleiro Brasfels e nas obras a usina nuclear Angra 3.

Jordão falou especificamente da Sete Brasil, empresa criada para adquirir plataformas e depois arrendá-las à Petrobras, e que, envolvida nos escândalos da Operação Lava Jato, tem uma dívida bilionária com o Brasfels, apontada como causa das demissões no município da Costa Verde.

— A região tem que se unir, se mobilizar. Precisamos cobrar da presidente Dilma Rousseff (PT) uma posição sobre os pagamentos atrasados ao Brasfels. Ninguém sabe quem é a Sete Brasil, mas a Petrobras todos conhecem. É a Petrobras que tem que resolver essa situação. Sobre a CSN, acredito que o Benjamin (Steinbruch, presidente da empresa) está fazendo pressão para conseguir mais dinheiro do BNDES — disse, acrescentando que o PMDB está a favor da governabilidade de Dilma Rousseff e é preciso cobrar dela uma posição.

— Estamos a favor da governabilidade de Dilma Rousseff. Não votei nela, mas, hoje, tirá-la do poder seria pior — declarou.

Alexandre Serfiotis disse temer que sua preocupação é que demore dez anos para sair da situação atual, e também acredita que seria bom procurar o MDIC. Durante a reunião, ele foi informado por sua assessoria que o ministro titular está de férias e que seu substituto também tirou um período de descanso: “Isso é um absurdo. Um ministério como esse ficar sem comando no auge de uma crise econômica. Vou tentar encontrar alguém no MDIC que possa nos atender”, afirmou.

O vice-prefeito de Volta Redonda, Carlos Roberto Paiva (PT), disse que Volta Redonda não suportaria demissões em massa. Ele propôs envolver o comércio, que também tem a perder com as dispensas, e fazer um esforço como o da crise de 2008/2009: “Precisamos abrir novos canais para diálogo”, disse.

O deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) afirmou que está mantendo contato com governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) solicitando apoio a fim de evitar as demissões na CSN. O parlamentar garantiu, durante reunião com sindicato, que vai se empenhar em conseguir apoios junto ao governo do estado para garantir os empregos dos trabalhadores de Volta Redonda.

— As demissões serão de impacto negativo muito grande para a cidade e o Sul do Estado, sendo que esse processo poderá atingir as empresas terceirizadas, afetando o comércio das nossas cidades, assim como a nossa economia. Em função deste quadro preocupante, precisamos unir forças políticas e de todos os cidadãos a fim de evitarmos que estas demissões – ressaltou o deputado Nelson Gonçalves.

O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Paulo Conrado (PSD), afirmou que é preciso lembrar que a CSN não socializou o lucro que obteve nos anos de crescimento econômico, e que não é correto cobrar a conta da crise do trabalhador.

O presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa, Marcelo Borges, disse que os cortes na CSN vão prejudicar também Barra Mansa e afirmou que vai se juntar à luta contra as demissões, lembrando que há indícios de problemas sérios em duas empresas do setor metalúrgico em Barra Mansa: a Saint-Gobain e a Votorantim Siderurgia (SBM).

O próximo presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Edson Quinto, afirmou tem a impressão de que a CSN estaria “dando uma resposta” às pressões que tem recebido nas áreas ambiental e trabalhista, e acrescentou que é o momento de deixar de lado as divergências: “tem que estar todo mundo abraçado por uma causa só”, disse.

De acordo com o vereador Fernando Martins (PSDC), que participou do evento, esse é um descaso com os trabalhadores que não pode ser aceito pelas pessoas.

– Entendemos a posição da empresa, mas não podemos aceitar esse total descaso com os trabalhadores. Acredito que juntos podemos encontrar uma solução para ajudar a empresa a enfrentar a crise, sem descontar na população de Volta Redonda. É o momento de todos estarmos unidos em prol dos empregos em nossa cidade – declarou Fernando Martins, que transmitiu a informação de que o deputado estadual Edson Albertassi (PMDB), que ficou impossibilitado de ir ao encontro, se colocou à disposição para colaborar na busca de soluções.

O vereador de Barra Mansa Rodrigo Drable (PMDB) ressaltou que os cortes não afetarão apenas o município: “Barra Mansa também será atingida. Muitos barramansenses trabalham na CSN. Além disso, a expectativa do desemprego vai fazer com que as pessoas aumentem a demanda por serviços públicos de saúde e educação”.

O vereador voltarredondense José Augusto (PDT) lembrou que o ex-senador Ciro Gomes, hoje diretor da CSN, está filiado ao partido. Ele disse que tentará um contato com ele através do presidente do partido, Carlos Lupi.

Lideranças de toda a região discutem demissões na CSN (foto: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos)

Lideranças de toda a região discutem demissões na CSN (foto: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos)

 Número de demissões pode ser menor

O presidente do Sindicato, Silvio Campos, afirmou que o número de demissões – que seria de três mil – não é uma informação da empresa. Silvio explicou que a quantidade foi calculada em função dos equipamentos que deverão ter a operação suspensa pela siderúrgica: o Alto-Forno 2 e a Sinterização 2.

— Como conhecemos bem a empresa, calculamos o número de pessoas que seriam demitidas com as paradas desses equipamentos e consideramos ainda a diminuição na atividade de outros setores, como a laminação, que terão menos trabalho com a redução na produção de aço — calculou Silvio.

Silvio Campos e João Thomaz divergem sobre data dos cortes

A informação de Silvio de que as demissões já seriam efetuadas esta semana foi contestada pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros, João Thomaz. O engenheiro disse que as rescisões de contrato de trabalho precisam ser informadas com uma semana de antecedência e que não houve agendamento de rescisões além do número normal previsto na empresa.

No entanto, Silvio Campos afirmou que foi chamado na segunda-feira (21) pela empresa para ser comunicado sobre os cortes, que estariam previstos para serem realizados ainda esta semana. O sindicalista informou que argumentou com a direção da empresa e conseguiu que as dispensas fossem adiadas.

— Com esse adiamento, consegui, além de evitar que muitas famílias tivessem uma tristeza nesse período, ganhar algum tempo para tentarmos negociar com a empresa uma alternativa aos cortes — disse.

Governo tenta estreitar relações entre CSN e montadoras para venda de aço

Volta Redonda fica a cerca de 50 quilômetros de Resende. É a distância entre a maior siderúrgica do país e o maior polo automobilístico do Estado do Rio. No entanto, os dois centros produtivos não guardam bons índices de comércio entre si. Para reverter esse quadro, o Governo do Estado está com um programa em andamento para tentar estreitar as relações comerciais entre a CSN e as montadoras de veículos instaladas no Sul Fluminense.

O objetivo é possibilitar que as montadoras passem a comprar aço produzido em Volta Redonda, amenizando a crise atual. Questionários foram elaborados pelo Governo do Estado buscando informações sobre como andam os negócios entre as empresas automobilísticas e a siderúrgica.

As perguntas levantam quais são as maiores dificuldades encontradas para que o aço da CSN seja aproveitado pelas montadoras da região. Na volta dos feriados será apresentada a tabulação dos questionários, que devem ajudar a superar entraves que hoje impedem um fluxo maior de negócios entre empresas próximas.

– Já temos os questionários respondidos e agora vamos passar para a tabulação. Em seguida, vamos nos reunir com a CSN e buscar maneiras de resolver todo e qualquer empecilho que possa existir. Estou lendo algumas coisas absurdas. São empresas que estão do lado uma da outra. Não tem lógica não se relacionarem melhor – disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marco Capute.

O secretário ressaltou que ontem manteve teleconferências com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), que vai ajudar na formação do elo entre as montadoras e a CSN.

– O Neto me ligou e sabemos que ele tem essa liderança política na região, é bem relacionado com todas as partes. Ele já se prontificou e vai nos ajudar muito nisso. Esse próximo passo será dado com apoio do prefeito – ressaltou Capute.

Neto faz contato com Estado e CSN

O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) confirmou os contatos com Capute e informou ainda que falou também com o diretor Corporativo Institucional da CSN, Luiz Paulo Barreto. Com os dois, ele falou sobre a crise. Neto destacou a agilidade de Marco Capute.

– O Capute é dinâmico, já estava com esse programa em andamento e agora vamos acelerar isso. Nosso objetivo é montar uma força-tarefa para evitar estas demissões. Vamos unir esforços em torno da CSN e ajudar naquilo que for possível – disse o prefeito.

Com relação à teleconferência que teve com Luiz Paulo Barreto, o prefeito afirmou que se colocou à disposição para ajudar a empresa. “O único foco é tentar evitar as demissões”, disse Neto.

O prefeito destacou que o primeiro passo para entender o que está acontecendo no país é reconhecer a crise e as dificuldades que todos estão passando, seja no setor público ou no privado

– Temos de unir todas as forças, sejam políticas, econômicas, religiosas ou populares para remar no mesmo sentido, que é ajudar a CSN a manter estes empregos. Para isso, temos de ajudar a empresa a vender seu produto: o aço. Temos de ajudar a reduzir os estoques – completou o prefeito.

Sobre a diferença de números de possíveis trabalhadores demitidos, Neto argumentou que a meta é tentar evitar qualquer desligamento. “Na conversa com o Barreto ficou claro que esse número de três mil não saiu da empresa. E também que os 35% dos cortes pode não ser esse percentual. Mas isso agora pouco importa, pois temos de evitar toda e qualquer demissão”, disse Neto.

Neto diz que objetivo é montar uma força-tarefa para evitar estas demissões (foto: Arquivo)

Neto diz que objetivo é montar uma força-tarefa para evitar estas demissões (foto: Arquivo)

 

You may also like

73 comments

CACHORRO 19 de janeiro de 2016, 14:26h - 14:26

O dia que Brasil deixar de ser paternalista com povo, vai começar a dar certo. O problema todo que PT parou no tempo. Todos os países de regímen socialista estão no fundo do buraco. Para o Brasil não vai ser deferente. Podem esperar a crise está apenas começando. Ontem publicaram a crescimento que a china teve em 2015, 7%, este numero já era esperado. O problema todo que o Brasil não soube fazer o dever de casa, deveria ter ido atras de outros blocos econômicos, e fazer negocio com países ricos, em vez de ficar idolatrando países socialista quebrado e que não representam nada para pais. Colômbia, Peru, Chile estão crescendo, Disser que uma empresa com a CSN não demitir, é besteira. Tenho uma empresa, foi obrigado a dispensar 80% do quadro de funcionários. Nenhuma empresa consegue sobreviver a esta carga tributária deste pais. Enchendo os cofres de grana para roubar mais. é uma vergonha, tudo no Brasil é precário, meia boca. Um monte de gente pendurado nas tetas do governo. Tem muita riqueza que nada serve. Este pais esta quebrado. A saúde, pior ainda. Mas vem carnaval e copa do Brasil e olimpíadas. sabe vai acontecer, os problemas vão ser todos esquecidos. E a m… vai continuar.
CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. E NOS MERECEMOS ESTA M…,DE PT.

ricardo 29 de dezembro de 2015, 11:20h - 11:20

Assim não dá … eu vivo no planeta REAL, da lógica. É que essa é uma conta realmente dificil de entender pra quem não quer entender ou tem uma visão deturpada das coisas, por pensamentos igual ao seu é que a coisa não anda. Sempre defendo que empresas estratégicas (grandes empresas) tem que ser sim estatal, com leis rígidas de combate a todo desvio como está acontecendo agora na Petrobrás. O que ocorre hoje na Petrobrás serve como exemplo que uma empresa pode sim ser estatal, basta o governo na gestão estar comprometido, o que não se via no passado. Faça as contas : Se esse número seu é real, desses 85% de empregos nas micro e média empresa, 100% sobrevive da grande empresa como a CSN. Se a grande empresa não investe, demite funcionários, fecha linhas de produção como a CSN vem fazendo, o que ocorre com as micro e médias empresa ? O que acorreu em nossa região depois que a CSN foi privatizada ? Ela dava emprego pra 25 mil pais de família (que vocês chamam de cabide de emprego), você consegue entender como todo esse contingente de vagabundos fazia a economia andar e quantas empresas existiam em função desses vagabundos ? O que ocorreu depois da privatização da CSN nos dá uma idéia do que é uma empressa que só visa o lucro em detrenimento do emprego. Volta Redonda acabou, a cidade parou, VR sobrevive com o salário dos aposentados, os aposentados vão morrendo e junto com eles a cidade também. Outro exemplo típico é o que a Petrobrás nos mostra o quanto uma empresa estatal é importante para o país. Veja quantas empresas (as maiores construtoras privadas) dependiam da Petrobrás, parou a Petrobrás, parou o Brasil, Itaborai acabou porque uma empresa estatal encerrou seus investimentos por lá. Eu não concordo, mas há quem diga que com toda roubalheira e corrupção a Petrobrás é melhor que privatizada, eu já vislumbro com uma Petrobrás, CSN, Vale do Rio Doce, forte, gerando empregos, investindo, com uma gestão eficiente e com leis rígidas como tá acontecendo agora na Petrobrás. Ponha isso na sua cabeça, empresa privada não investe, não gera emprego, a fábrica de retalhos do Sr. Steimbruch está aí como outro exemplo, o tempo de sobrevivencia delas é curto, a grande maioria fecha as portas quando seu fundador morre.

ricardo 26 de dezembro de 2015, 10:50h - 10:50

Al Fatah … vc diz que o governo tem que cuidar é do povo e cuidar do povo é dar saúde, educação e ¨EMPREGO¨. Empresa privada não gera emprego, seu compromisso principal é com o lucro. Vc questiona o fato da não manifestação quanto ao fechamento de algumas empresas consideradas pequenas ou médias. Sempre defendo a estatização de grandes empresas, elas são estratégicas para o país, para sobrevivencia das pequenas e médias empresas e cumprimento de um dos papéis fundamental do governo que é dá emprego pra população. A Petrobrás está aí como exemplo, com toda roubalheira, prejuizo e corrupção que lá existe a anos, ela não demitiu e não está gerando o caos no seu quadro de funcionários.

ÊTA POVINHO de VR fora da lei 28 de dezembro de 2015, 21:11h - 21:11

A Petrobrás não demite, mas qual lucro ela dá para o país e para os acionistas? Vemos diariamente que ela dá lucro somente para os apostadores vorazes na IBOVESPA com notícias fazendo com que as ações oscilem do nada.

Os comunistas é que acham que o governo tem de dar empregos para o povo. Isto é, tirar dos pagadores de impostos e trabalhadores para darem a quem não se esforça em nada. Não somos formigas ou abelhas, meu caro!

A obrigação do governo é de desenvolver empregos, através de Ensino de Qualidade e impostos justos, tanto para os cidadãos quanto para os empresários, investidores.

ricardo 28 de dezembro de 2015, 22:24h - 22:24

ETA POVINHO … essa é sua opinião, eu tenho a minha. Por isso admiro a democracia, podemos expressar nossas opiniões.
A diferença entre o sábio e o idiota está na quantidade de erros e acertos. Este modelo de gestão não está dando certo, talvez não será na minha geração mas que um dia vai ter que mudar, hhaaa isso vai.

Assim não dá 29 de dezembro de 2015, 07:47h - 07:47

Ricardo, em qual planeta você vive? Empresa não gera emprego???? Cerca de 85% dos empregos formais no Brasil são em empresas, desde micro até gigantes (como a CSN). Os outros 15% são preguiçosos que trabalham pro Governo, tem estabilidade (ah, descobrimos pq a Petrobrás não demite) e atendem pessimamente a população.
Todos os países do mundo que estatizaram suas grandes empresas estão no buraco: Venezuela, Cuba, Coréia do Norte e etc. A China só começou à crescer quando se abriu para o mercado externo.
Acho que você é um daqueles cegos petistas…

ricardo 26 de dezembro de 2015, 10:19h - 10:19

com a palavra … os defensores das privatizações de grandes empresas e estratégicas

Sindicalizado 26 de dezembro de 2015, 08:39h - 08:39

A. CSN demite em tormo de 150 funcionários por mês, existem em torno de 800 pessoas aposentadas e aposentáveis trabalhando na ativa, e o nosso presidente do sindicato propondo corte de PLR, redução do pagamento de férias e turno de 8 horas.
Isto não é solução para crise. Se alguém conhece um pouco de economia sabe que Quem está pagando a dívida do Sr Bemjamim é a CSN de volta Redonda

Al Fatah 29 de dezembro de 2015, 19:15h - 19:15

Ela demite, mas também contrata (pagando menos), sempre foi assim. Tem que ver até que ponto essas demissões são realmente relacionadas com a crise…

RUAN PABLO 25 de dezembro de 2015, 09:11h - 09:11

AGORA A CULPA É DO EMPRESÁRIO, SINDICATO E POLÍTICOS, DE UM LADO UMA INSTITUIÇÃO QUE VIVE COMO PARASITAS DOS EMPREGADOS, DO OUTRO OS RESPONSÁVEIS PELA CRISE NO BRASIL.TENTANDO PAGAR DE BOM MOÇO, CONTRA AS DEMISSÕES. SOU FUNCIONÁRIO É MUITO FÁCIL CRITICAR O BEIJAMIM, PORQEUE ENTÃO O GOVERNO E SINDICATO,NÃO FAZ UM ACORDO COM A CSN E PAGA A METADE DO SÁLARIO, RACHA ESTE CUSTO PARA QUE NÃO AJA DEMISSÕES.
NA HORA DO SINDICATO EXIGIR 8% DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E O GOVERNO TRIBUTOS DA EMPRESA FICA FÁCIL, VAI ENTREM NA PELE DE UM PEQUENO A GRANDE EMPRESÁRIO, E PAGAR TUDO NESTE PAIS DE BANDIDOS.

Caetano 25 de dezembro de 2015, 09:54h - 09:54

Isso que vc propõe já é o que acontece, pois o governo através do BNDS vive injetando capital nessa empresa pra que ela mantenha esse quadro de empregados. Estatal ñ seria melhor?

Metalúrgico 26 de dezembro de 2015, 11:13h - 11:13

Sem palavras para comentar esta sua idéia absurda.

hevy metal 25 de dezembro de 2015, 07:16h - 07:16

Eu tenho uma solução fechar a CSN e abrir um museu no lugar , vai dar emprego, vai trazer economia pra cidade , e mais importante vai melhorar muito o ar de Volta Redonda

antonio 24 de dezembro de 2015, 19:13h - 19:13

para o ze povão e outros que so sabem criticar o sindicato lembrennce este ano foram mais de 4000 cartinhas para o não desconto assistencial de certa forma isto enfraquece a nossa força e a csn fica observando este comportamento do empregado agora não adianta ficar jogando a culpa no sindicato temos que nos unir temos a coragem de partir pra cima criticar ou achar um culpado e facil o dificil e a participação

zé Ninguém 24 de dezembro de 2015, 18:34h - 18:34

Vamos parar de mimimi…
A CSN já foi privatizada há 23 anos, e vcs ainda vem com esse papinho de FHC?
A crise vem de oito anos pra cá.
É culpa sim do PT e sua máquina de corrupção, que nunca houve tão grande na história desse país.

Zé Dend`água 24 de dezembro de 2015, 17:36h - 17:36

Legados da Copa: Estado do RJ com governador Sérgio Cabral e seu Secretário de Obras Pezão despejaram 1 bilhão e 300 milhões no Maracanã, agora sem dinheiro para saúde. Zika circulando e vitimando milhares no país. Obras e gastos públicos sem controle… se um dia a Belprato demitiu 2000 e Barra do Piraí não acabou, não espere desses canalh@s que só foram posar pra fotos, porque a imprensa apareceu, nada além de um: ” vamos estar trabalhando para minimizar”. Neste país em todas as esferas quantos são os governantes que não estão no poder ou seu grupo governa a menos de 15 anos??? Maldita reeleição.

fernando 24 de dezembro de 2015, 14:54h - 14:54

Enquanto 90% do que se consome nesse país vier da China,vamos continuar nessa.O Brasil esta virando um grande depósito o produto vem da China a preço de banana é estocado e depois distribuído para todo o pais.Os produtos tem que ser fabricados aqui para gerar emprego aqui,comprei uma escova de dente foi fabricada na China,comprei uma peça pro meu carro que é ´popular também foi fabricado na China,ai não da.

ica 25 de dezembro de 2015, 03:56h - 03:56

Ai quando a guarda municipal apreende produto chines pirata todo mundo cai de pau. Esses produtos entram sem pagar imposto nenhum e ainda rola muito suborno para corromper diversas autoridades.

Zé povão 24 de dezembro de 2015, 13:49h - 13:49

É hora de falar em paralisação e o sindicato pelego mandando cartinha. Assim fecha mesmo.

Rodrigo. 24 de dezembro de 2015, 13:24h - 13:24

Aplaudiram a “privatização” feito macacos treinados? Agora, aguentem, porque papai Ben Steinbruch tem mais o que fazer do que ouvir peão chorão…

Al Fatah 24 de dezembro de 2015, 15:29h - 15:29

Vc queria que ainda fosse estatal? Baseado em que vc acha que a empresa estaria melhor se assim fosse?… O governo tem que cuidar do povo, do país, não de empresas. A Petrobrás só deu certo até hoje porque existe um MONOPÓLIO que nunca houve no setor siderúrgico… Se uma empresa privada vai mal, a culpa é de quem a dirige. Se para ficar bem ela precisa demitir mas não o faz, ela sucumbe, pois não tem um Estado por trás, bancando seu prejuízo…

Al Fatah 24 de dezembro de 2015, 12:54h - 12:54

Uma coisa deve ser dita. Todos estão unidos pensando em salvar os empregos na CSN, isso é importante, mas por que não houve o mesmo empenho quando as montadoras, Votorantim, BR Metals e o estaleiro de Angra demitiram milhares na região? Parece que só a CSN é a vilã na história, ela está sempre na berlinda, os holofotes sempre a perseguem… Somem o total de demitidos na montadoras do pólo de PR/Resende e verão que dá até mais que esses três mil que estão conjecturando para a siderúrgica. Ninguém se preocupou com o impacto disso nas cidades da região, Resende já fechou algumas concessionárias de veículos e várias lojas, coisa que se tivesse acontecido em VR já estariam prevendo o apocalipse, afinal o pensamento aqui é sempre negativista…

Querem vender aço da CSN para as montadoras a fim de ajudar a siderúrgica, mas não vejo ninguém pensando em como podem fazer para salvar os empregos de quem precisa vender os carros. O sindicato foca muito na CSN, não defende como deveria o pessoal das empresas do pólo metalúrgico das Agulhas Negras, talvez por ser uma mão de obra mais especializada e distante de seus interesses. Acho que ali deveria existir um sindicato próprio, igual tem em Angra e em Barra do Piraí…

Giba 25 de dezembro de 2015, 10:02h - 10:02

Com a aprovação de créditos difícil como está é impossível vender carros e outros produtos industrializados,gerando essa crise toda.

ricardo 26 de dezembro de 2015, 10:48h - 10:48

Al Fatah … vc diz que o governo tem que cuidar é do povo e cuidar do povo é dar saúde, educação e ¨EMPREGO¨. Empresa privada não gera emprego, seu compromisso principal é com o lucro. Vc questiona o fato da não manifestação quanto ao fechamento de algumas empresas consideradas pequenas ou médias. Sempre defendo a estatização de grandes empresas, elas são estratégicas para o país, para sobrevivencia das pequenas e médias empresas e cumprimento de um dos papéis fundamental do governo que é dá emprego pra população. A Petrobrás está aí como exemplo, com toda roubalheira, prejuizo e corrupção que lá existe a anos, ela não demitiu e não está gerando o caos no seu quadro de funcionários.

Apenas mais um na multidao... 24 de dezembro de 2015, 12:42h - 12:42

Politicaiada,todos uma corja de safados..
Estão jogando pra galera, para o povo não entrar em panico, e tem mais,isso ae, está tudo certo,não vao mandar 3.000 de uma vez só, vão fazer em doses, 300 aqui, quinhentos ali 50 ali, os que teem menos de um ano, nem passa na porta do sindicato vão direto…
Poxa isso é uma tremenda sanagem…
Politico só pensam no própio umbigo,nunca apareceram para defender o trabalhador, agora que deu merda, estao ae os paladinos da justiça..
Que nojo desses caras,e na boa, perder o emprego procura outro tenho certeza que todos estarão relocados em breve..esqueçamCsn ..isso ae ja morreu a muito tempo..economia vai morrer nada,tem varias empresas ae na regiao que nem consomem aço da csn…e o comercio vai cair um pouco mas vai dar tudo certo,oque o peao gasta mesmo é o cartao alimentaçao, pirque o salario mesmo fica no banco, de tanto empréstimo que o coitado faz…

CAETANO 24 de dezembro de 2015, 12:13h - 12:13

AÍÍÍ EU NÃO AGUENTO !!! VAI DA PROBREMA KKKKKK

FUTURISTA 24 de dezembro de 2015, 10:45h - 10:45

E o meu comentário de 22.12.2015 ficou esquecido?

Al Fatah 24 de dezembro de 2015, 10:26h - 10:26

Eu sinceramente, e diferente de muitos, vislumbro que o encerramento das atividades da CSN em VR seria, A LONGO PRAZO, a redenção da cidade. Não haveria mais a poluição do ar, das águas e visual. A cidade já conta com ótima infraestrutura urbana e se valorizaria ainda mais com a imensa área plana que se abriria onde hoje está a planta siderúrgica, atraindo para ali investimentos que gerariam mais empregos intensivos e menos impactos no meio ambiente… É lógico que isso não se daria da noite para o dia, levaria muitos anos, mas fatalmente ocorreria. O emprego industrial em zona urbana já declinou em todo o mundo desenvolvido…

Vejam Três Rios. Uma cidade que dependia da Santa Matilde mais que VR depende da CSN hoje, até que a grande fábrica fechou… A cidade não acabou, obviamente, mas durante muito tempo houve empobrecimento e retração na atividade econômica, com reflexos no comércio e na capacidade de investimento do poder público municipal. As pessoas saíram ou acabaram por trabalhar em Juiz de Fora ou Petrópolis, virando uma cidade-dormitório… Agora, vejam Três Rios hoje. É a cidade que mais avança em empregos gerados, mais que Resende ou Itatiaia com seus bilhões em investimentos mas que resultam em pouca mão de obra local…

igor 24 de dezembro de 2015, 11:51h - 11:51

Pode até ser, mas duvido que um dia isso vá acontecer.

Metalúrgico 24 de dezembro de 2015, 15:07h - 15:07

Este comentário eu não vou levar a sério.

Al Fatah 24 de dezembro de 2015, 16:01h - 16:01

Vc é metalúrgico, então seria estranho levar a sério, quanto mais desejar que isso se torne real…

Fonseca 25 de dezembro de 2015, 09:19h - 09:19

Proteger a CSN e a melhor coisa a se fazer nesse momento, sem ela VR nao sobrevive, nas condicoes atuais, a cidade vira em caos, e so analisar o mercado apos o final da obra de longos, com as desmobilizações
Todos tem que colaborar, a comecar por esses incompetentes que nao fizeram nada contra essa invasao covarde por parte da China e seus produtos escravos e subsidiados, a sociedade quando votar, a cidade protegendo o maior empregador, a midia, etc……..todas as empresas serias estao fazendo ajustes para sobreviver, a unica que nao fez foi o governo, vejam o que esta acontecendo.

Joaquim 24 de dezembro de 2015, 10:17h - 10:17

Na época que o governo reduziu o IPI de alguns produtos o que aconteceu? Aumentou o consumo desses produtos, a industria começou a produzir mais e com isso contratou mais pessoas.

Joaquim 24 de dezembro de 2015, 10:14h - 10:14

A economia está em recessão não tem jeito de segurar as demissões no atual contexto, se o governo estadual e o governo federal não mudarem sua postura em relação a economia veremos esse quadro se agravar. Para estimular a comprar de produtos temos que ter dinheiro para adquirir produtos, o governo já fez uma vez e está fazendo de maneira contraditória aumentar imposto tem um efeito contrario, para aumentar o consumo se diminui a carga tributária dos produtos e com isso reduzindo seu valor.

Jagunço 24 de dezembro de 2015, 09:29h - 09:29

Tudo bem, de fato ela (csn) pode demitir quem e quantos quiser, no entanto acho que ela não deve recorrer ao BNDES quando precisar, pq estará usando dinheiro público (inclusive das pessoas que demitiu) para alavancar seus negócios.

Al Fatah 24 de dezembro de 2015, 11:48h - 11:48

Considerando que o dinheiro do BNDES é emprestado, não dado (exceto casos pontuais, como porto de Muriel, em Cuba), não há problema algum caso ela precise de tal financiamento…

Rogerio Muniz 24 de dezembro de 2015, 08:30h - 08:30

Onde estão agora os verdadeiros defensores dos direitos trabalhistas? onde estão agora os sindicatos que deveriam se reunir e tomar partido da atual situação como CUT, CGT,SINDICATO DOS METALÚRGICOS?
estão claro envolvidos nas maracutaias dos próprios responsáveis por esta briga e de muitas outras espalhadas
país a fora, o PT .Mas o maior responsável direto da deterioração da Usina é o seu próprio grupo Chamado
Vicunha uma massa que na época estava falida e conseguiu graças a Fernando Henrique adquirir por doação
não só a Usina como todo o seu patrimônio dentro de Volta Redonda,que deveria sim ter ficado a favor do município a fim de que durante todos estes anos de privatização pudesse negociar novas empresas de grande porte e se safar desta onda de demissões, que por sinal é mais uma desculpa desta família para fechar de vez.
Não existe interesse nenhum em se manter na cidade esta aí o próprio exemplo o seu escritório que deveria sim ter permanecido no Escritório Central e não ter sido levado a força para São Paulo ,não faz sentido ,não tem lógica isso,se a empresa esta sediada aqui seu administrativo e financeiro também deveria estar aqui.Então ninguém se deu conta que até agora somente o que estão fazendo é deixar acabar se deteriorar e por um fim
pois nem mesmo existe acordo ou negociações amigáveis com a própria prefeitura a fim de mudar o empasse.

Fonseca 25 de dezembro de 2015, 09:22h - 09:22

Votou no 13, sem duvida

matias 24 de dezembro de 2015, 00:57h - 00:57

Prefeito e os demitidos da COHAB,CRUZ VERMELHA.

RENATO COSTA 24 de dezembro de 2015, 00:49h - 00:49

Apertou o 13? Confirmou? Agora chuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

Bacana 24 de dezembro de 2015, 14:35h - 14:35

Se não fosse o 13 vcs ja estariam chupando a muito tempo cansados.

Caetano 24 de dezembro de 2015, 00:32h - 00:32

Falando em montadoras . Não foi a CSN que não deixou a Chevrolet se instalar em um de seus terrenos?

Cantinflas 24 de dezembro de 2015, 00:29h - 00:29

Bem feito ! Apoiaram Dilma e Pezão ! Agora que caiam na realidade sobre a merda que fizeram. Fora PT ! Fora Dilma ! Fora Pezão !!!

Bacana 24 de dezembro de 2015, 14:37h - 14:37

ESSA CAGADA É REFLEXO DAS PRIVATIZAÇÕES DO fERNANDO hENRIQUE.

Mario Marcello 24 de dezembro de 2015, 00:27h - 00:27

O discurso do vice prefeito petista é o mesmo da prefeita petista de Cubatão /SP(incompetentes ) de que se a Cosipa demitisse 4000 trabalhadores, Cubatão explodiria.Nada aconteceu.Agora vamos ser realista ,nenhuma empresa pequena,media ou grande ,está aguentando essa maldita politica economica .Vamos todos para o vinagre.

Futurista 24 de dezembro de 2015, 00:22h - 00:22

Este é o projeto do PSDB. Entregar nossas empresas para grupos de empresários que
só querem retirar lucros pra investir em outros países .Assim sem investimentos a empresa deixa de ser competitiva e caminha para o que está acontecendo com a CSN. É isso que desejas para a Petrobras?

igor 24 de dezembro de 2015, 11:51h - 11:51

Enquanto a CSN, já privatizada, estava batendo recorde atrás de recorde, você não pensou no projeto do PSDB. Agora que o país todo tá na merda você lembra dos outros né? Como se a Petrobrás estivesse muuuuito bem né? Você é mais um que só tá preocupado com a tua boquinha que tá no fim.

Futurista 24 de dezembro de 2015, 14:46h - 14:46

Ao Igor Mão de obra barata um dos piores salários de siderúrgica do mundo,minério de ferro de graça porque levaram junto a Vale do Rio doce e as mineradoras de Minas Gerais e mesmo assim não conseguem competir com os bandeiras vermelhas(China) que vergonha.E pra teu governo com a minha boquinha como vc disse eu como aqui e em qualquer lugar do mundo porque sou comerciante.

Juliano serra 23 de dezembro de 2015, 21:34h - 21:34

Sempre os defensores do povo querendo aparecer. Esses políticos só querem posar de defensores do povo . A CSN tem dono e ele decide o que é melhor para empresa. Sei que é duro essas demissões, mas é necessário para a manutenção dos outros 7 mil empregos.
O que o sindicato deveria estar discutindo é uma forma de fazer esses desligamentos serem menos tráumáticos possíveis. Tipo salários extras, plano de saúde por um tempo Adicional, pessoas próximas da aposentadoria, empresa pagaria o tempo restante , etc. Mas, preferem ficar jogando pra torcida não resolve nada.

Leão do Sul 23 de dezembro de 2015, 21:01h - 21:01

A cidadezinha que sempre sobreviveu as custas do Governo Federal, caminha rumo a bancarrota!!!!!!!

Maniac 23 de dezembro de 2015, 20:42h - 20:42

Mais que nunca, chegou a hora de valer o velho ditado: “a união faz a força! A ideia de integração das empresas é muito interessante! Quanto à China, é um grande parceiro comercial, não será tão simples assim… Em vez de bloquea-los talvez seja interessante melhorar nossa competitividade…

Paulo Roberto Lucas 23 de dezembro de 2015, 19:12h - 19:12

A CSN, PODE SIM DEMITIR. Tem mais de 1500 empregados dela que ja estão devidamente aposentados , e políticos e sindicalistas não tem forças pra impedir. Eles querem sim dizer que estão fazendo alguma coisa pelos trabalhadores agora, mas na hora de votar afavor dos direitos trabalhista eles se omitem e vota a favor dos empresários !

Rodrigo. 23 de dezembro de 2015, 19:09h - 19:09

O Governo não tem nada que intervir: queremos Estado mínimo. A CSN quer demitir? Ora, é direito dela como empresa privada. Steinbruch pode até lamentar um pouco a sorte dos peões demitidos, mas está apenas fazendo o jogo normal do capitalista. Ajudar empresa é coisa de comunista, socialista. Quem é competente se arranja sozinho. Quem vai à falência é porque administrou mal.
Para a peãozada segue o conselho do capitalismo meritocrata: “se você se esforçar bastante e for bem competente, conseguirá novo emprego em outra indústria qualquer. E se esforçar mais ainda, quem sabe montar sua própria empresa…

denise 23 de dezembro de 2015, 21:08h - 21:08

concordo e isso que da votar no pt isso e jogo para ganhar uns trocados do governo fora oq ja foi conseguido via bnds caixa economica etc deixa demitir e fechar quero ver se ele tem peito pra isso

bocavr 24 de dezembro de 2015, 00:29h - 00:29

Rapaz mandou super bem ,é isso ai o “PT” que faça seu discurso e empregabilidade!!!Ao Judeu oportunista ,como Hitler morreu, eles reinam e você escravo chore no meio fio!!!

Peão capitalista 24 de dezembro de 2015, 13:16h - 13:16

E vamos acabar com seguro-desemprego, vale-transporte, ticket-refeição. Estado Mínimo. Livre concorrência. Capitalismo na veia.

Giba 25 de dezembro de 2015, 10:55h - 10:55

Vc não quer um estado mínimo,vc quer um estado morto da mesma forma que deseja uma América do Sul morta, como sempre fizeram em prol do Neoliberalismo.Se hoje o Brasil tem alguma coisa além de mão de obra barata(melhorou um pouco com o PT) isso se deve aos governos socialistas como foi Getúlio Vargas, que inclusive foi o fundador dessa empresa(CSN), da Petrobras e de tantas outras que políticos que pensam igual a você já destruiram ou ainda querem destruir.E o socialismo ñ ajuda empresa, ele cria empresas e gera empregos diferente de capitalismo meritocrata que recorre aos bancos públicos por terem taxas de juros menores e as usam em benefícios próprios. E quanto a imcompetencia que vc diz ter nossos trabalhadores, isso é fruto de anos de ditadura e desinformação que ideologistas como vc pregou.

Adriano 26 de dezembro de 2015, 08:05h - 08:05

Rodrigo vc falou tudo o povo vagabundo esse povo de volta redonda e direito da empresa encerra os contratos quando achar dispensável o funcionário ..Tem que ficar choradeira não evolui gente

Adriano 26 de dezembro de 2015, 08:05h - 08:05

Rodrigo vc falou tudo o povo vagabundo esse povo de volta redonda e direito da empresa encerra os contratos quando achar dispensável o funcionário ..Tem que ficar choradeira não evolui gente

Paulo Roberto 23 de dezembro de 2015, 19:06h - 19:06

Amigos isso tudo e uma forma de arrumar trabalhos pra sindicalistas e políticos partidários, que só pensam neles, a csn tem condições sim de rescindir mais de 1500 trabalhadores que ja estão aposentados e mamando aínda nas tetas da ex estatal, e se políticos tivessem peso a usiminas não teria demitidos mais de 8.000 em santos na cosipa

Carlos Henrique 23 de dezembro de 2015, 18:45h - 18:45

Resquícos de uma privatização equivocada, fraudulenta cuja CPI foi arquivada. A crise da empresa já vem de alguns anos com elevado nível de endividamento e sucateamento. Os atuais proprietários lucraram muito e investiram em outros lugares e no exterior. Tiraram tudo o quanto puderam de Volta Redonda. No entanto, existem os condescendentes que acreditam que tudo pode ser creditada à atual crise econômica nacional. Ingenuidade.

Peão capitalista 23 de dezembro de 2015, 19:37h - 19:37

A CSN não foi privatizada: foi doada.

vava 23 de dezembro de 2015, 17:56h - 17:56

este politicos regionais deixaram isto acontecer , nao fizeram nada para ajudar a empresa junto a este governo comunista petista. a china ja esta colocando aço no brasil a muito tempo e todos sabem disto e nao exigiram do governo nada a favor da csn. a coisa esta pior que imaginão, os EUA aumentaram absurdamente a tarifa de exportação do aço da csn . agora é que ficara pior. A dilma em vez de colar nos americanos fica dando mole pra bolivia.

Ricardo 23 de dezembro de 2015, 17:41h - 17:41

A leitura que se faz é de uma politica governamental de desindustrialização ja que para os empreendedores é mais vantajoso manter o capital aplicado e, em contra partida, é muito oneroso manter o empregado em tempos de crise. Essa politica estatizante destruiu o fluxo do capital aberto de países como a Venezuela. E vinha deteriorando a indústria Argentina. O que gera emprego é uma economia aquecida, fortalecida e principalmente sem a mão pesada, burocrática e corrupta de governos populistas. E triste o que vemos hj, não só na CSN assim como em outras empresas brasileiras.

Yan 23 de dezembro de 2015, 17:17h - 17:17

O que será de Volta Redonda? Como disseram acima, continuará.. nem só de CSN vive a cidade. A empresa está cheia de empresas do terceiro setor que não trabalham só para CSN ou empresas daqui. Quem não se adapta, morre na praia. Quem sonha em ficar em uma empresa a vida toda e aposentar nela, com a economia do jeito que está hoje, está bem perdido nas idéias.. Beijos meu povo!

fernando 23 de dezembro de 2015, 16:06h - 16:06

Quando privatizaram a CSN falaram que Volta Redonda ia acabar,a CSN tinha mais de 20 mil funcionários diretos, a grande maioria foi demitida e a vida continuou.A cidade se adapta.

João José Ribamar 23 de dezembro de 2015, 14:28h - 14:28

Todo castigo pra peão da CSN é pouco, classe desunida, um bando de puxa-sacos de chefia.
São incapazes de se unir em prol do bem de todos, então agora que aguentem. BEM FEITO!!!

franciso carlos 23 de dezembro de 2015, 14:26h - 14:26

Temos que lembrar que isso sao empregos diretos, com estas demissoes menos pessaos faram compra nos comercios o que tambem vai acarretar demissoes em outros ramos. Quer dizer o que sera de Volta Redonda.

denise 23 de dezembro de 2015, 21:10h - 21:10

comoq um peao ganha hoje ele so compra e comida kkkk ate frentista ganha mais motoboy mais ainda

Metalúrgico 26 de dezembro de 2015, 13:08h - 13:08

Denisinha ! Sem o dinheiro do peão circulando na cidade não há emprego para o frentista e nem para o motoboy.
O peso da CSN para a economia da nossa região e não só de Volta Redonda é coisa que não se discute..

José Carlos Viana 23 de dezembro de 2015, 14:16h - 14:16

O Sindicato apóia o Governo….
O governo destrói a Economia e, consequentemente os empregos….
Essa equação não fecha

perito 23 de dezembro de 2015, 14:04h - 14:04

Putz, então serão 4 mil rsrsrs. Continuem defendendo quem os rouba(governo)

peao da csn 23 de dezembro de 2015, 13:46h - 13:46

Que blz ne agora ela que demiti na hora de sugar a gente com horas extras e compensações só em dias bons pros puxa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996