Secretaria de Turismo do Estado participa do 17° Salão do Artesanato

Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que o Salão do Artesanato dá visibilidade aos artesãos

by Mayra Gomes

Estado do Rio – A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, participa  do 17º Salão do Artesanato, que acontece na Arena do Pátio Brasil, em Brasília, com um estande próprio (40m²). O evento acontece a partir desta quarta-feira (8) e vai até neste domingo (12).

A ação tem o objetivo de reunir as comunidades artesãs de 26 estados e do Distrito Federal em um evento, que mostra a diversidade da produção artesanal, incentivando a comercialização de produtos, estreitando as relações comerciais. O evento proporciona a possibilidade de contato direto com o público consumidor e com lojistas. A previsão é receber mais de 60 mil pessoas em todos os dias de realização.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o Salão do Artesanato dá a oportunidade de visibilidade aos artesãos do Estado, uma das missões da Setur-RJ, que coordena o Programa Estadual de Artesanato.

– Esse tipo de evento impulsiona a comercialização do artesanato fluminense, promove a troca de experiências entre profissionais de várias regiões do país e aproxima o artesão do mercado internacional, destacando a grande diversidade da nossa produção artesanal estadual, dando oportunidade ainda ao nosso artesão ter seu trabalho conhecido, gerando emprego e renda. Temos cadastrados mais de 23 mil artesãos das 12 regiões turísticas do RJ – destaca o secretário Tutuca.

O Salão traz benefícios culturais, sociais, econômicos e ambientais, ao promover a integração entre artesãos de várias regiões, com oficinas e palestras, onde diferentes técnicas e matérias primas são mostradas e ensinadas. Lá, os artífices expõem peças que estimulam o mercado para o consumo, pela possibilidade de identificação com produtos regionais, conhecimento das técnicas, além da beleza e riqueza agregadas à produção.

Para Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa de Artesanato da Setur-RJ, a participação de artesão do Estado no Salão destaca a produção cultural e turística das regiões, agregando identidade cultural às cidades participantes do Programa.

– Aqui em Brasília, estamos com artesãos participantes por meio de uma cooperativa, selecionada por edital. Trouxemos obras de artesãos da capital e de algumas regiões turísticas. Também temos uma representante Mestre-Artesã demonstrando as suas habilidades técnicas, utilizando a fibra de bananeira. Já a cooperativa traz mais de 360 artesãos contemplados no edital com matéria-prima e técnicas diversas com uso de tecido, linha, fibras, palhas, cerâmicas, entre outras – explica Marcel.

O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Além da compra de peças exclusivas produzidas artesanalmente pelos artistas, os visitantes também poderão aproveitar oficinas gratuitas de práticas como tapeçaria, bordado e cerâmica, mediante inscrição no dia.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996