Rio – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à COVID-19 (FTCOVID-19/MPRJ), recebeu do Governo do Estado, na noite de sexta-feira (08), novas informações sobre estudo técnico da Fiocruz a justificar a tomada de decisão sobre a adoção de medidas mais restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com a assessoria do MP, o Estado informou que recomendará, em breve, uma forma de lockdown como medida de isolamento social, “que seja adotado a critério de todos os prefeitos em seus respectivos municípios, com as medidas correspondentes à situação apropriada a cada realidade”, diz a nota do Ministério Público.
Ainda na sexta-feira, o MPRJ encaminhou ao estado e município do Rio, o resultado de dois novos estudos técnicos oriundos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Sociedade de Infectologia do estado. O primeiro estudo recomenda o isolamento total com indicações para a eficiência da medida, e o segundo ratifica as recomendações anteriormente apresentadas pela Fiocruz de defesa da adoção de medidas mais rígidas de isolamento.
Prefeitos da região alertam população
Nos últimos 10 dias, o Sul Fluminense viveu uma onda de flexibilização das regras de isolamento social, permitindo principalmente a abertura de setores do comércio que ficaram fechados durante a fase inicial da pandemia. Com a situação dos leitos hospitalares mais “folgada” do que a vista na capital e Baixada Fluminense – onde há iminente colapso da rede hospilatar – os prefeitos conseguiram sensibilizar as promotorias regionais a permitir tal flexibilização, diante de regras estabelecidas diante da realidade de cada cidade.
Desde então, prefeitos como Samuca Silva, de Volta Redonda, e Rodrigo Drable, de Barra Mansa, têm feito apelos quase diários para que a população use a liberdade com responsabilidade. Uso de máscaras e o fim das aglomerações são o mais comum entre os alertas.

Setores essenciais do comércio funcionam durante o período de isolamento social
22 comments
Exatamente Elder! Mais claro impossível.
Fui impedida de entrar na cidade de Barra Mansa no sábado, por uma ação da prefeitura de Barra Mansa. Eu treino cães em toda a região. Sou autônoma e sustento minha casa. Gostaria de saber quando este Lockdown vai terminar.
Levando-se em conta que grande parte do povo, mais conhecida como gado, é ignorante, egoísta, alienada e que só escuta os meios de comunicação que falem aquilo que quer escutar, a tendência é a de que os casos de Covid-19 aumentem significativamente. Muitos se recusam a usar máscaras e/ou guardar uma distância adequada das outras pessoas nas filas dos caixas, além da crença cega em líderes religiosos pilantras, cujo deus é a grana, também chamado de mamom.
Todos os Governadores sempre disseram que o Brasil deveria seguir as orientações da OMS: quando a OMS vem e coloca isso OMS afirma que Suécia, que não fez lockdown, é “modelo a ser seguido” … – O silencio de todos os Governadores e políticos que viam repetindo como sino de Igreja, Brasil tem que seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde. Governador Cuomo de Nova York, estado com maior índice de mortalidade e contagio, afirmou em seu pronunciamento que 66% dos que foram Hospitalizados vieram de casa. A OPAS/OMS Brasil explica isso em sua página: O vírus que causa a COVID-19 pode ser transmitido pelo ar?
Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias – e não pelo ar. (minha opinião)Portanto impedir pessoas de caminhar estando com mascaras ou sozinhas na praia ou na rua não pega nem transmiti Covid19. E vimos pela televisão pessoas sendo presas, algemadas por estarem sozinha em praças, na praia, qual motivo?
Se o povo tivesse consciência do tamanho do problemaa q é esse vírus nem iria precisar fechar as lojas.
O povo msm não sairia pra rua..
Se abre o comércio reclama se fecha tb reclama.
Faz o seguinte abrindo ou fechando o comércio em geral fique em casa .
O q nao pode acontecer é esse jogo político em plena pandemia.
Analfabetismo funcional = Bolsonaro presidente .
Alfabetismo é Vitor na esquerda….muito hipócrita…
Concordo Elder! Mais claro impossível.
Alguém sabe quando é a data limite para as convenções dos partidos políticos e quando começa a propaganda eleitoral?
Pois é nesta data que a quarentena, Lockdown, ou seja o nome que for, vai acabar!!!!
Falou tudo!
Creio que a melhor solução seja prorrogar os mandatos por mais 12 meses. E aguardar uma solução quando será viável uma solução dentre as várias que surgirão. Que Deus tenha misericódia de todos.
É no estado. Procurem ver com mais atenção,
Governadores e Prefeitos estão desmoralizados com suas desastradas ações dirante essa pandemia. A população colaborou inicialmente mas com a percepção de que os chefes de executivo estadual e municipal não se entendem sobre as medidas as quais o supreno tribunal federal aliado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia “Botafogo da Odebrecht”, decidem isolamento, prisões de trabalhadores, idosos e mulheres, todas com violência autoritária apoiada pelos promotores do Rio, decidram e já fazem a tempos sairem de casa para poderem comer já que só o governo federal criou condições para auxiliar os trabalhadores que brevemente morrerão de fome, inclusive os servidores publicos que ficarão sem salarios e passarão a fazer greves.
Esse é o real cenário protagonizado por governadores, prefeitos, STF e Congresso.
Tem razão
Não é no estado, sim no Rio de janeiro, Cidade.
Creio que a melhor solução seja prorrogar os mandatos por mais 12 meses. E aguardar uma solução quando será viável uma solução dentre as várias que surgirão. Que Deus tenha misericódia de todos.
Nao adianta nada uma cidade fazer lockdown e outras não.
Ou fecha tudo ou abre essa merda de comércio logo.
O que não pode é ficar demorando pra resolver os problemas.
Pessoas desempregadas , passando fome e morrendo nas cidades .
Se ninguém se conscientizar a fazer a quarentena correta não adianta nada.
Ja que ninguem se preocupa com isso, abre o comércio logo e deixa acontecer.
Me parece que Volta Redonda. Deveria
Não é no estado, sim no Rio de janeiro, Cidade.
É no Estado , vai acontecer ainda…
O lockdown tem ser para o estado do RJ todo, assim vamos ver as pessoas respeita, este vírus é muito ruim, só quando acontece com alguém da própria família vai saber, Av. Savio gama vive cheia o Sr prefeito Samuca não faz um nada, já basta o presidente deste país que é maluco que fala que é uma gripizinha, sou há favor do lockdown em VR e BM, quando morre alguém da família vão ver se eh verdade…
Samuca amanhã se as ruas estiverem lotadas, fecha tudo por tempo indeterminado. O povo é incapaz de cumprir as regras. É se pegar na rua sem motivo multa mesmo e usa o dinheiro pra ajudar as familias carentes.
Comments are closed.