domingo, 20 de setembro de 2020 - 10:55 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Lockdown no Estado já é dado como certo pelo MP, mas respeitará diferenças entre cidades

Lockdown no Estado já é dado como certo pelo MP, mas respeitará diferenças entre cidades

Matéria publicada em 9 de maio de 2020, 11:32 horas

 


Governo confirma que vai recomendar isolamento mais restrito, mas com respeito à realidade de cada município

Rio – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à COVID-19 (FTCOVID-19/MPRJ), recebeu do Governo do Estado, na noite de sexta-feira (08), novas informações sobre estudo técnico da Fiocruz a justificar a tomada de decisão sobre a adoção de medidas mais restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a assessoria do MP, o Estado informou que recomendará, em breve, uma forma de lockdown como medida de isolamento social, “que seja adotado a critério de todos os prefeitos em seus respectivos municípios, com as medidas correspondentes à situação apropriada a cada realidade”, diz a nota do Ministério Público.

Ainda na sexta-feira, o MPRJ encaminhou ao estado e município do Rio, o resultado de dois novos estudos técnicos oriundos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Sociedade de Infectologia do estado. O primeiro estudo recomenda o isolamento total com indicações para a eficiência da medida, e o segundo ratifica as recomendações anteriormente apresentadas pela Fiocruz de defesa da adoção de medidas mais rígidas de isolamento.

Prefeitos da região alertam população

Nos últimos 10 dias, o Sul Fluminense viveu uma onda de flexibilização das regras de isolamento social, permitindo principalmente a abertura de setores do comércio que ficaram fechados durante a fase inicial da pandemia. Com a situação dos leitos hospitalares mais “folgada” do que a vista na capital e Baixada Fluminense – onde há iminente colapso da rede hospilatar – os prefeitos conseguiram sensibilizar as promotorias regionais a permitir tal flexibilização, diante de regras estabelecidas diante da realidade de cada cidade.

Desde então, prefeitos como Samuca Silva, de Volta Redonda, e Rodrigo Drable, de Barra Mansa, têm feito apelos quase diários para que a população use a liberdade com responsabilidade. Uso de máscaras e o fim das aglomerações são o mais comum entre os alertas.

Setores essenciais do comércio funcionam durante o período de isolamento social


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar

    Exatamente Elder! Mais claro impossível.

    • Avatar
      GIOVANA GIOVANINI

      Fui impedida de entrar na cidade de Barra Mansa no sábado, por uma ação da prefeitura de Barra Mansa. Eu treino cães em toda a região. Sou autônoma e sustento minha casa. Gostaria de saber quando este Lockdown vai terminar.

  2. Avatar

    Levando-se em conta que grande parte do povo, mais conhecida como gado, é ignorante, egoísta, alienada e que só escuta os meios de comunicação que falem aquilo que quer escutar, a tendência é a de que os casos de Covid-19 aumentem significativamente. Muitos se recusam a usar máscaras e/ou guardar uma distância adequada das outras pessoas nas filas dos caixas, além da crença cega em líderes religiosos pilantras, cujo deus é a grana, também chamado de mamom.

  3. Avatar

    Todos os Governadores sempre disseram que o Brasil deveria seguir as orientações da OMS: quando a OMS vem e coloca isso OMS afirma que Suécia, que não fez lockdown, é “modelo a ser seguido” … – O silencio de todos os Governadores e políticos que viam repetindo como sino de Igreja, Brasil tem que seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde. Governador Cuomo de Nova York, estado com maior índice de mortalidade e contagio, afirmou em seu pronunciamento que 66% dos que foram Hospitalizados vieram de casa. A OPAS/OMS Brasil explica isso em sua página: O vírus que causa a COVID-19 pode ser transmitido pelo ar?
    Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias – e não pelo ar. (minha opinião)Portanto impedir pessoas de caminhar estando com mascaras ou sozinhas na praia ou na rua não pega nem transmiti Covid19. E vimos pela televisão pessoas sendo presas, algemadas por estarem sozinha em praças, na praia, qual motivo?

  4. Avatar

    Se o povo tivesse consciência do tamanho do problemaa q é esse vírus nem iria precisar fechar as lojas.
    O povo msm não sairia pra rua..
    Se abre o comércio reclama se fecha tb reclama.
    Faz o seguinte abrindo ou fechando o comércio em geral fique em casa .
    O q nao pode acontecer é esse jogo político em plena pandemia.

  5. Avatar

    Analfabetismo funcional = Bolsonaro presidente .

  6. Avatar

    Alguém sabe quando é a data limite para as convenções dos partidos políticos e quando começa a propaganda eleitoral?
    Pois é nesta data que a quarentena, Lockdown, ou seja o nome que for, vai acabar!!!!

    • Avatar

      Falou tudo!

    • Avatar
      Valdenir Leopoldo da Silva PALMEIRA

      Creio que a melhor solução seja prorrogar os mandatos por mais 12 meses. E aguardar uma solução quando será viável uma solução dentre as várias que surgirão. Que Deus tenha misericódia de todos.

  7. Avatar

    É no estado. Procurem ver com mais atenção,

  8. Avatar

    Governadores e Prefeitos estão desmoralizados com suas desastradas ações dirante essa pandemia. A população colaborou inicialmente mas com a percepção de que os chefes de executivo estadual e municipal não se entendem sobre as medidas as quais o supreno tribunal federal aliado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia “Botafogo da Odebrecht”, decidem isolamento, prisões de trabalhadores, idosos e mulheres, todas com violência autoritária apoiada pelos promotores do Rio, decidram e já fazem a tempos sairem de casa para poderem comer já que só o governo federal criou condições para auxiliar os trabalhadores que brevemente morrerão de fome, inclusive os servidores publicos que ficarão sem salarios e passarão a fazer greves.

    Esse é o real cenário protagonizado por governadores, prefeitos, STF e Congresso.

  9. Avatar

    Não é no estado, sim no Rio de janeiro, Cidade.

    • Avatar
      Valdenir Leopoldo da Silva PALMEIRA

      Creio que a melhor solução seja prorrogar os mandatos por mais 12 meses. E aguardar uma solução quando será viável uma solução dentre as várias que surgirão. Que Deus tenha misericódia de todos.

    • Avatar

      Nao adianta nada uma cidade fazer lockdown e outras não.
      Ou fecha tudo ou abre essa merda de comércio logo.
      O que não pode é ficar demorando pra resolver os problemas.
      Pessoas desempregadas , passando fome e morrendo nas cidades .
      Se ninguém se conscientizar a fazer a quarentena correta não adianta nada.
      Ja que ninguem se preocupa com isso, abre o comércio logo e deixa acontecer.

    • Avatar

      Me parece que Volta Redonda. Deveria

  10. Avatar

    Não é no estado, sim no Rio de janeiro, Cidade.

    • Avatar

      É no Estado , vai acontecer ainda…

    • Avatar

      O lockdown tem ser para o estado do RJ todo, assim vamos ver as pessoas respeita, este vírus é muito ruim, só quando acontece com alguém da própria família vai saber, Av. Savio gama vive cheia o Sr prefeito Samuca não faz um nada, já basta o presidente deste país que é maluco que fala que é uma gripizinha, sou há favor do lockdown em VR e BM, quando morre alguém da família vão ver se eh verdade…

    • Avatar

      Samuca amanhã se as ruas estiverem lotadas, fecha tudo por tempo indeterminado. O povo é incapaz de cumprir as regras. É se pegar na rua sem motivo multa mesmo e usa o dinheiro pra ajudar as familias carentes.

Untitled Document